Temporada de furacões: tempestade tropical é identificada antes do período

A tempestade tropical Andres é a que mais cedo se formou em uma temporada desde quando os satélites passaram a monitorar os fenômenos

Imagem de satélite da tempestade tropical Andres
Imagem de satélite da tempestade tropical Andres Foto: National Hurricane Center

Haley Brink,

meteorologista da CNN

Ouvir notícia

A primeira tempestade tropical de 2021 da temporada de furacões do Pacífico Oriental se formou perto do sudoeste da costa do México neste domingo (10).

A tempestade tropical Andres é a que mais cedo se formou em uma temporada desde quando os satélites passaram a monitorar os fenômenos, ultrapassando a Adrian, de 2017. A Andres também bateu a marca de se desenvolver antes do início oficial da temporada de furacões, que é em 15 de maio.

Não é a primeira vez que uma turbulência tropical se formou antes do início oficial do período dos furacões. O leste do Pacífico teve pelo menos uma depressão tropical (mais conhecida como ciclone), ou uma tempestade tropical antes da temporada em três dos últimos cinco anos.

A turbulência começou a desenvolver na sexta-feira (7), e desde então se fortaleceu até o estado de tempestade tropical. A Andres sustenta no momento ventos de até 64 quilômetros por hora e se move para noroeste a 9,6 quilômetros por hora.

“Ventos mais secos vindos das direções oeste e sudoeste devem aumentar tendências de cisalhamento e prevenir que a tempestade ganhe força”, disse o Centro Nacional de Furacões dos EUA no domingo.

A previsão é de que o sistema se mantenha como tempestade tropical durante a segunda-feira. Ele deve enfraquecer gradualmente durante o dia e se dissipar na terça-feira, em sua travessia nas águas do Pacífico Oriente.

Temporada de furacões se inicia cedo

O Pacífico não é a única bacia oceânica que apresentou atividade tropical antes da temporada nos anos recentes. Durante os últimos seis anos, o Atlântico também viu pelo menos uma tempestade tropical se formar antes do início do período na região, que começa em 1 de junho.

Outra temporada de furacões de intensidade acima da média é esperada neste ano. É por esse motivo que o Centro Nacional de Furacões decidiu no início do ano que vai oferecer seus produtos de “painel de fenômenos tropicais” nos EUA a partir do dia 15 de maio – como forma de melhor servir as comunidades atingidas no período inicial da época dos tornados.  

As instruções de agências meteorológicas norte-americanas é de que habitantes de áreas próximas tanto do Oceano Pacífico quanto do Atlântico comecem a se preparar para os furacões desde já.

Revisar planos de evacuação dos edifícios e assegurar que kits de emergência estão dentro da validade são algumas das recomendações. Algumas áreas que foram fortemente atingidas em 2020 ainda estão em recuperação, e algumas pontes e estradas ainda estão em obras.

“Você também pode fazer uma lista de itens para repaginar seu kit de emergência para furacões e traçar um plano de como preparar sua casa para o caso de sua região ser atingida durante a temporada”, disse o centro de estudos climáticos.

(Texto traduzido. Leia o original em inglês).

Mais Recentes da CNN