Temporada de furacões: teste seus conhecimentos sobre os fenômenos

Entenda as diferenças entre furacões e tornados, entre outros fatos sobre os episódios anuais nos oceanos Pacífico e Atlântico

Imagem de satélite mostra formação do furacão Iota
Imagem de satélite mostra formação do furacão Iota Foto: CNN Weather (15.nov.2020)

Luana Franzão*,

da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

As temporadas de furacões dos oceanos Pacífico e Atlântico começaram entre os meses de maio e junho, épocas que marcam a ocorrência de fenômenos como tempestades tropiciais, ciclones, tufões, tornados e os próprios furacões.

No sábado (19) uma tempestade tropical atingiu o sul dos Estados Unidos, em um dos primeiros episódios do período. A Claudette se formou no Oceano Atlântico, a 72 quilômetros a sudeste de Nova Orleans e causou ventos de cerca de 75 quilômetros por hora. O alerta da tempestade foi dado aos estados de Alabama, Mississippi, Geórgia, Louisiana e parte da Flórida.

Países da América Central e do Norte, e também do sudeste asiático, costumam sofrer todos os anos com as destruições e prejuízos causados por esses fenômenos. Por esse motivo, desenvolveram um sistema robusto de monitoramento, que já começou a registrar movimentações na região.

Para entender a diferença entre os tipos de fenômenos meteorológicos, como são nomeados e outras curiosidades, faça o quiz abaixo:

 

 

 *sob supervisão

Mais Recentes da CNN