Teste caseiro de PCR recebe autorização para venda em farmácias dos EUA

Agência reguladora concedeu permissão de uso emergencial; coleta é feito pelos consumidores e enviada a laboratório

Kit vendido pelo laboratório LabCorp recebeu o nome de Pixel Covid-19
Kit vendido pelo laboratório LabCorp recebeu o nome de Pixel Covid-19 Foto: Reprodução/LabCorp

Shelby Lin Erdman, da CNN

Ouvir notícia

A agência reguladora de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, FDA, concedeu autorização de uso emergencial para o primeiro kit de teste para Covid-19 de uso doméstico no país. O produto pode ser comprado sem prescrição em balcões de farmácias.

O kit de coleta doméstica, chamado LabCorp Pixel COVID-19, permite que qualquer pessoa com 18 anos ou mais colete amostras usando um cotonete (ou swab) nasal em casa, como explicou a FDA em um comunicado à imprensa na quarta-feira (9). Depois disso, as amostras são enviadas à LabCorp para teste.

Os resultados positivos ou inválidos são enviados ao cliente por telefone ou por meio de um serviço de saúde. Os usuários serão notificados por e-mail ou num portal online se os resultados forem negativos.

Leia e assista também:

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por Covid-19

Dinamarca: Sepulturas de visons podem ter contaminado águas subterrâneas

“Embora muitos kits de coleta domiciliar possam ser prescritos com um questionário online simples, este kit de coleta recém-autorizado, comprado diretamente pelo consumidor, remove essa etapa do processo, permitindo que qualquer pessoa colete sua amostra e a envie ao laboratório para processamento”, explicou o doutor Jeff Shuren, diretor do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica da FDA.

O kit pode ajudar as pessoas a se informarem sobre seu status de Covid-19 e tomar decisões sobre quando o autoisolamento ou a quarentena podem ser necessários, disse a FDA. Também pode ajudar nas decisões sobre os cuidados após conversas com o médico.

“Com esta autorização, podemos ajudar mais pessoas a fazerem o teste, reduzir a disseminação do vírus e melhorar a saúde de nossas comunidades”, disse o doutor Brian Caveney, diretor médico e presidente da LabCorp Diagnostics. 

O novo kit já está disponível no site da Pixel by LabCorp e em breve poderá estar disponível nas farmácias dos Estados Unidos.

Após a compra do teste, os usuários cadastram o kit no site e seguem as instruções inclusas.

“Os resultados dos exames são entregues com segurança ao consumidor por meio do portal Pixel by LabCorp. Um provedor de saúde aconselhará os consumidores que tiveram resultados positivos sobre o tratamento e ações de saúde”.

A empresa enfatizou, em seu comunicado à imprensa, que o novo kit de teste caseiro para a Covid-19 não substituiu uma consulta médica.

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).

 

Mais Recentes da CNN