Trump afirma que Irã quer negociar, mas ele não tem pressa

Ministro das Relações Exteriores de Teerã disse que planejava cooperar com o órgão de vigilância nuclear da ONU

Reuters*
Donald Trump
Donald Trump na Casa Branca 16/7/2025 REUTERS/Nathan Howard  • REUTERS/Nathan Howard
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (16) que o Irã quer negociar com os EUA, mas ele não tem pressa para conversar.

"Eles querem muito negociar. Nós não temos pressa", afirmou Trump aos repórteres na Casa Branca durante uma reunião com o líder do Bahrein, Hamad Bin Isa Al Khalifa.

Nesta semana, o ministro das Relações Exteriores do país, Abbas Araqchi, disse que Teerã planejava cooperar com o órgão de vigilância nuclear da ONU, a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), apesar das restrições impostas pelo parlamento iraniano.

Segundo a autoridade, a cooperação com a AEIA deve assumir uma nova forma e ser gerenciada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional.

As negociações entre o Irã e os EUA estão estagnadas após os ataques às instalações de Fordow, Isfahan e Natanz.

Mais cedo, o líder supremo do Irã, aiatólá Ali Khamenei, afirmou que o país está pronto para reagir à novos ataques.

Ele acrescentou que Teerã é capaz de desferir um golpe maior aos adversários do que aquele que desferiu durante a guerra de 12 dias entre Irã e Israel.