Trump aumenta taxa de entrada em parques nacionais para estrangeiros

Casa Branca afirma que receita adicional deve ser usada para projetos de conservação

Jasper Ward, Ismail Shakil e Steve Gorman, da Reuters
Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington
Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington  • 09/04/2025REUTERS/Nathan Howard
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto nesta quinta-feira (3) para aumentar as taxas cobradas de visitantes estrangeiros nos parques nacionais americanos, informou a Casa Branca.

Segundo o comunicado, a receita adicional vai gerar centenas de milhões de dólares para projetos de conservação e manutenção dos parques.

O decreto orienta o Departamento do Interior, responsável pelo Serviço Nacional de Parques, a aumentar as taxas de entrada pagas por visitantes do exterior, mas não especifica o valor do reajuste nem quando entrará em vigor.

Também determina que o Serviço de Parques dê prioridade de acesso aos residentes dos EUA nos sistemas de reservas ou autorizações.

 

O governo afirma que os cidadãos americanos acabam pagando mais que os turistas para visitar as belezas naturais e marcos históricos do país porque, além das taxas de entrada, contribuem com os impostos que financiam os custos dos parques nacionais.

A ordem executiva foi emitida no momento em que o governo Donald Trump propôs cortar mais de US$ 1 bilhão do orçamento do Serviço de Parques para o ano fiscal de 2026. Isso representa redução de um terço com relação ao orçamento do ano fiscal anterior.

Os cortes do governo na força de trabalho federal já agravaram a escassez de pessoal nos parques nacionais em todo o país.