Trump diz que EUA se reunirão com Irã, mas não espera acordo nuclear

Presidente americano enfatiza que as instalações de Teerã foram destruídas no último ataque

Kevin Liptak, da CNN
Compartilhar matéria

O presidente americano Donald Trump disse que os Estados Unidos se reunirão com o Irã na próxima semana e podem retomar as discussões sobre um possível acordo nuclear.

Durante a entrevista coletiva, nesta quarta-feira (25), ao final da cúpula da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em Haia, Trump voltou a dizer que o exército americano destruiu "com sucesso" as capacidades nucleares de Teerã, apesar das primeiras avaliações da inteligência dos EUA apontarem o contrário.

O líder americano acrescentou que seu governo exigiria o mesmo tipo de compromisso que buscou nas negociações com o Irã antes das recentes tensões no Oriente Médio.

"A única coisa que estamos pedindo é o que estávamos pedindo antes", disse Trump e finalizou afirmando que acreditava que um acordo fosse ser assinado.

“Eu disse: 'O Irã não terá energia nuclear'. Bem, nós a destruímos. Ela foi destruída para o inferno, então não tenho uma opinião muito forte sobre isso. Se tivéssemos um documento, não seria ruim. Vamos nos reunir com eles”, disse o presidente.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também se pronunciou sobre o encontro com Teerã. Rubio afirmou que um acordo depende da disposição do Irã de negociar diretamente com os EUA, "e não por meio de intermediários".

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original