Trump diz que foi ‘sarcástico’ sobre usar desinfetante para tratar coronavírus

‘Estava fazendo uma pergunta sarcástica a jornalistas, como você, para ver o que iria acontecer’, respondeu o presidente ao ser questionado sobre o assunto

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante coletiva de imprensa na Casa Branca
Presidente dos EUA, Donald Trump, durante coletiva de imprensa na Casa Branca Foto: Jonathan Ernst - 22.abr.2020/Reuters

Da CNN

Ouvir notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nessa sexta-feira (24) que estava sendo “sarcástico” quando pediu a especialistas médicos, durante uma coletiva de imprensa no dia anterior, que investigassem a possibilidade de usar injeção de desinfetante para tratar pacientes com COVID-19.

Médicos e algumas empresas que fabricam esse produto de limpeza advertiram que injetar ou ingerir desinfetantes é perigoso. Quando foi questionado sobre o assunto, Trump afirmou: “Estava fazendo uma pergunta sarcástica a jornalistas, como você, para ver o que iria acontecer”.

Em seguida, o presidente declarou que estava falando de desinfetantes que podem ser usados para limpar, com segurança, as mãos das pessoas. E pouco depois, voltou a mencionar o sarcasmo.

Assista e leia também:
Biden diz que Trump tentará adiar a eleição presidencial americana
Trump indica que regras de isolamento social nos EUA podem ir além de 1º de maio
Trump se opõe a governo da Geórgia por plano de reabrir comércio: ‘é muito cedo’

Um jornalista afirmou que Trump havia, de fato, pedido a especialistas que investigassem a possibilidade de usar a substância química. “Não, pedi a eles que pesquisassem sobre a questão da luz solar e o desinfetante nas mãos, se o sol pode nos ajudar ou não”, respondeu o republicano.

Apesar da explicação de Trump, a declaração inicial da Casa Branca, divulgada nesta sexta, sobre os comentários a respeito dos desinfetantes não mencionava que ele havia sido sarcástico. Dizia apenas que a imprensa tirou do contexto a fala do presidente.

Mais Recentes da CNN