Trump diz que pretende conversar com Zelensky na quinta-feira (4)
Negociações de paz no leste europeu estagnaram nas últimas semanas com a falta de sinais de paz do governo russo
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (3) que em breve falará com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky, enquanto as negociações para acabar com a guerra no leste europeu estagnaram.
"Terei uma conversa com ele em breve e saberei muito bem o que faremos ... Falarei com ele nos próximos dias e veremos", disse Trump a repórteres durante uma reunião no Salão Oval com o presidente da Polônia Karol Nawrocki.
Mais tarde, a Casa Branca esclareceu que o telefonema entre Trump e Zelensky estava marcado para quinta-feira (4) e acrescentou que não há nenhuma ligação com o presidente russo, Vladimir Putin, marcada no momento.
Questionado sobre sua mensagem para Putin, a quem ele deu repetidamente prazos de "duas semanas", Trump disse que não tinha nenhum, mas fez um aviso sutil.
“Não tenho nenhuma mensagem para o presidente Putin. Ele sabe qual é a minha posição e tomará uma decisão de um jeito ou de outro. Seja qual for a decisão dele, ficaremos felizes com ela ou infelizes. E se ficarmos infelizes, vocês verão as coisas acontecerem”, disse ele.
O encontro de Trump com o presidente da Polônia, um importante aliado dos EUA e vizinho da Ucrânia, acontece no momento em que Putin está sendo acolhido no cenário mundial ao lado da China e de alguns dos líderes autoritários mais poderosos do mundo — uma demonstração de força que Trump reconheceu que estava assistindo.
E agora, mais de duas semanas depois de Trump ter recebido Putin no Alasca e de Zelensky e outros líderes europeus terem visitado a Casa Branca, há poucos sinais de conversas entre Kiev e Moscou.
O líder americano está avaliando se ainda deve se envolver na tentativa de intermediar um encontro, informou a CNN.
Nesta quarta-feira (3), Putin afirmou que estava disposto a se encontrar com o líder ucraniano em Moscou — uma proposta que Kiev rapidamente chamou de "inaceitável".