Trump diz que "resolverá conflito com a Coreia do Norte"

Líder americano afirma que tem um bom relacionamento com Kim Jong Un

Reuters
Encontro entre Donald Trump e Kim Jong Un
Encontro entre Donald Trump e Kim Jong-un  • Reprodução/ CNN
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (27) que "resolverá o conflito com a Coreia do Norte".

Em uma coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca, o líder americano foi questionado se havia escrito uma carta ao líder norte-coreano.

Trump não respondeu à pergunta, mas afirmou que tem um bom relacionamento com Kim Jong Un: "Me dou muito bem com ele, muito bem [...] Então, vamos ver o que acontece".

"Alguém está dizendo que há um conflito em potencial, acho que vamos resolver", disse Trump. "Se houver, ele não nos envolveria."

O NK News, um site sediado em Seul que monitora a Coreia do Norte, relatou neste mês que a delegação da Coreia do Norte nas Nações Unidas em Nova York se recusou repetidamente a aceitar uma carta do presidente americano para Kim.

Em março deste ano, Trump comentou o relacionamento dos líderes, sugerindo estar aberto a reestabelecer negociações com o norte-coreano.

"Fomos para Cingapura, onde nos conhecemos, fomos para o Vietnã, nos conhecemos melhor, nos demos muito bem. Tínhamos um relacionamento muito bom e ainda temos", acrescentou.

Na oportunidade, o presidente americano reconheceu que seu relacionamento inicial com Kim "começou muito difícil", em um aceno à sua própria promessa de 2017 de "fogo e fúria" caso a Coreia do Norte continuasse a emitir ameaças militares contra o território dos EUA.