Trump fará reunião com principais líderes militares dos EUA

Encontro foi convocado pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, que deve defender um "espírito guerreiro" em todas as forças armadas

Steve Holland e Idrees Ali, da Reuters
Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump  • Leon Neal/Pool via REUTERS
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (28) que participará de reunião de generais e almirantes americanos em Quantico, Virgínia, na terça-feira (30). O presidente americano afirmou que dirá aos líderes militares que eles precisam ser fortes e firmes.

"Quero dizer aos generais que os amamos, eles são líderes queridos, que são fortes, firmes, inteligentes", disse Trump à Reuters em uma entrevista.

O secretário da Defesa, Pete Hegseth, convocou altos líderes militares dos Estados Unidos de todo o mundo para uma uma rara reunião da liderança militar. Os EUA têm tropas ao redor do mundo -- inclusive em locais distantes como Coreia do Sul, Japão e todo o Oriente Médio --, comandadas por generais e almirantes de duas, três e quatro estrelas.

O chefe do Pentágono deve discutir a necessidade de adesão a um "espírito guerreiro" em todas as forças armadas e pode abordar outros assuntos durante o evento de aproximadamente uma hora de duração, disseram autoridades norte-americanas à Reuters na sexta-feira (26).

Em quase todos os discursos públicos que faz, Hegseth fala sobre o "espírito guerreiro" e a necessidade de as forças armadas dos EUA terem uma mentalidade guerreira.

No início deste mês, Trump assinou uma ordem executiva para renomear o Departamento de Defesa como “Departamento de Guerra”. Este era o nome antigo da pasta até a Segunda Guerra Mundial, quando as autoridades decidiram mudá-lo para enfatizar o papel do Pentágono na prevenção de conflitos.

Autoridades disseram à Reuters que o evento deverá ocorrer na Universidade do Corpo de Fuzileiros Navais.

Alguns dos funcionários mais graduados, que recebem aeronaves militares dos EUA para viagens oficiais, devem voar para a Base Conjunta Andrews, em Maryland.