Trump renova ameaça tarifária contra Rússia em discurso na ONU

Líder dos EUA alertou sobre a possibilidade de sanções contra Moscou e pediu que aliados europeus interrompam compra de petróleo russo

Reuters
Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso na Assembleia Geral da ONU
Donald Trump durante discurso na Assembleia Geral da ONU  • UN Photo
Compartilhar matéria

O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou a Rússia de que está preparado para impor fortes medidas econômicas em relação à guerra na Ucrânia em um discurso combativo na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (23).

O alerta do líder americano à Moscou veio com uma reviravolta. Ele disse que quer que os aliados dos EUA imponham à Rússia as mesmas medidas que ele está propondo para tentar forçar o presidente russo, Vladimir Putin, a recuar da maior guerra na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Trump alertou diversas vezes sobre a possibilidade de sanções à Rússia, mas ainda não as implementou. Ultimamente, ele tem exigido que a Europa interrompa todas as compras de petróleo russo antes que ele tome medidas.

 

"Caso a Rússia não esteja pronta para fazer um acordo para acabar com a guerra, os Estados Unidos estão totalmente preparados para impor uma rodada muito forte de tarifas poderosas, o que acabaria com o derramamento de sangue, acredito, muito rapidamente", disse ele.

Mas para que as medidas sejam eficazes, ele disse: "As nações europeias, todos vocês reunidos aqui, teriam que se juntar a nós na adoção das mesmas medidas".