Turquia e Líbano: Papa Leão XIV fará 1ª viagem internacional em novembro

Parte da visita será destinada a realização de eventos conjuntos com o patriarca Bartolomeu, líder espiritual dos 260 milhões de cristãos ortodoxos do mundo

Da Reuters
Papa Leão 14 discursa em Castel Gandolfo, perto de Roma  • 01/10/2025 REUTERS/Yara Nardi
Compartilhar matéria

O papa Leão XIV vai visitar oito cidades na Turquia e no Líbano no final de novembro, informou o Vaticano nesta segunda-feira (27).

Essa será sua 1ª viagem internacional como pontífice, e há expectativas de que ele faça apelos pela paz em toda a região.

Leão XIV, o primeiro papa norte-americano, visitará a Turquia ente os dias 27 e 30 de novembro, e depois estará no Líbano de 30 de novembro a 2 de dezembro.

O antecessor de Leão, o papa Francisco, havia planejado visitar os dois países, mas não pôde ir devido à piora de sua saúde.

Francisco morreu no dia 21 de abril, e Leão foi eleito o novo papa em 8 de maio.

Uma parte central da visita à Turquia será a realização de vários eventos conjuntos com o patriarca Bartolomeu, líder espiritual dos 260 milhões de cristãos ortodoxos do mundo.

Ambos celebrarão o 1.700º aniversário de um importante conselho da Igreja primitiva, que ocorreu em Nicéia, hoje chamada Iznik.

"É profundamente simbólico que o papa Leão (...) visite (o patriarca) em sua primeira viagem oficial", disse o reverendo John Chryssavgis, conselheiro de Bartolomeu, à agência de notícias Reuters.

Leão XIV também se encontrará com o presidente turco Tayyip Erdogan na capital Ancara, visitará a Mesquita Azul em Istambul e celebrará uma missa católica na Volkswagen Arena de Istambul.

No Líbano, o papa se reunirá com o presidente Joseph Aoun em Beirute, será o anfitrião de um encontro inter-religioso e conduzirá uma missa ao ar livre na orla da capital.

O papa também rezará no local da explosão química de 2020 no porto de Beirute, que matou 200 pessoas e causou danos de bilhões de dólares.

Viajar para o exterior se tornou uma parte importante do papado moderno, com os papas buscando conhecer os católicos ao redor do mundo, difundir a fé e conduzir a diplomacia internacional.

As primeiras viagens de um novo papa geralmente são vistas como uma indicação das questões que o pontífice deseja destacar durante seu reinado.

Tanto a Turquia quanto o Líbano são países de maioria muçulmana, e Francisco deu grande ênfase ao diálogo entre muçulmanos e católicos durante um papado de 12 anos que incluiu 47 viagens ao exterior.

O lema oficial da viagem de Leão ao Líbano é "Bem-aventurados os pacificadores".