Ucrânia solicitou mísseis de longo alcance para a Alemanha, diz porta-voz
Armamentos são do tipo Taurus, com disparos que podem alcançar cerca de 500 quilômetros
A Ucrânia pediu à Alemanha que forneça mísseis Taurus, armamento que tem disparos com um alcance de cerca de 500 quilômetros, disse uma porta-voz do Ministério da Defesa em Berlim neste sábado (27).
A Alemanha recebeu o pedido há vários dias, segundo a porta-voz. Entretanto, ela se recusou a fornecer mais detalhes ou dizer qual era a probabilidade do país realizar o fornecimento.
Se fornecer os mísseis, a Alemanha seguirá os passos do Reino Unido, que no início de maio se tornou o primeiro país a fornecer publicamente a Kiev mísseis de longo alcance.
Até agora, os Estados Unidos se recusaram a fornecer à Ucrânia os mísseis do Sistema de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS) com alcance de 297 quilômetros, em meio a preocupações de que o país do Leste Europeu possa usá-los para atacar dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas da Rússia.
A Ucrânia pede há meses esse tipo de armamento, mas o apoio dos aliados ocidentais se concentra em armas de curto alcance.
O Taurus é construído pelo fabricante europeu de mísseis MBDA e tem características semelhantes ao britânico Storm Shadow.
Ele pode ser usado para atingir alvos de alto valor, tropas ou depósitos de combustível bem atrás das linhas de frente e tem a capacidade de destruir até bunkers no subsolo.