Universidade da Índia projeta 50 milhões de casos de Covid-19 em meados de junho

Estudo do Instituto Indiano de Ciência afirma que lockdown de 15 dias no país poderia reduzir número de mortes para menos de 300 mil no mesmo período

Funcionários de saúde marcam com carimbo de quarentena viajantes de Kerala que chegam em Mumbai, na Índia
Funcionários de saúde marcam com carimbo de quarentena viajantes de Kerala que chegam em Mumbai, na Índia Foto: Satish Bate - 25.abr.2021/Hindustan Times via Getty Images

Aditi Sangal e Swati Gupta, da CNN

Ouvir notícia

A Índia pode totalizar mais de 403 mil mortes por Covid-19 e quase 50 milhões de casos até 11 de junho deste ano, de acordo com um modelo de projeção do Instituto Indiano de Ciência.

No caso de o governo indiano impor um lockdown de 15 dias, o país poderia reduzir o número de mortes para menos de 300 mil no mesmo período e ver um total de menos de 30 milhões de casos acumulados desde o início da pandemia. Esse número cai ainda mais no caso de um lockdown de 21 e 30 dias.

Um modelo do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) da Universidade de Washington de 1º de maio prevê mais de 1 milhão de mortes até o final de julho. O IHME espera que 674 milhões de pessoas sejam vacinadas até 1º de agosto e que 91.100 vidas sejam salvas pela vacinação.

Embora vários estados devam entrar em “lockdown total” nos próximos dias, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi disse, em abril, que um lockdown nacional deveria ser o último recurso.

“Na situação de hoje, temos que salvar o país do lockdown. Solicito aos estados que usem esse bloqueio como última opção. Temos que nos esforçar para evitar lockdowns e focar apenas em zonas de micro contenção “, disse Modi.

A modelagem do Instituto Indiano de Ciência é liderada pelos professores do instituto, Sashikumaar Ganesan e Deepak Subramani, e tem um laboratório de teste e relatório de média móvel de casos aprovado pelo Conselho Indiano de Pesquisa Médica, um aplicativo de rastreamento de contato, um kit de teste e um kit de teste rápido de PCR acessível.

O governo indiano não computa sua própria projeção da Covid-19 no país.

(Texto traduzido. Leia o original aqui)

Mais Recentes da CNN