Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Usar o símbolo “Z” das forças russas pode levar a processos em estados alemães

    O que era um misterioso símbolo militar tornou-se um sinal de apoio popular à guerra na Rússia e outros lugares

    Soldados russos são vistos em um tanque com a letra Z no distrito de Volnovakha em Donetsk, controlado pelos separatistas pró-russos, na Ucrânia, em 26 de março de 2022. Volnovaha, uma das 18 regiões de Donetsk, no leste da Ucrânia, foi sob o controle das Forças Armadas Russas e do separatista pró-Rússia em Donetsk desde 11 de março. (Foto de Sefa Karacan/Agência Anadolu via Getty Images)
    Soldados russos são vistos em um tanque com a letra Z no distrito de Volnovakha em Donetsk, controlado pelos separatistas pró-russos, na Ucrânia, em 26 de março de 2022. Volnovaha, uma das 18 regiões de Donetsk, no leste da Ucrânia, foi sob o controle das Forças Armadas Russas e do separatista pró-Rússia em Donetsk desde 11 de março. (Foto de Sefa Karacan/Agência Anadolu via Getty Images) Sefa Karacan/Agência Anadolu via Getty Images

    Inke Kappelerda CNN

    Ouvir notícia

    O uso do símbolo “Z” das forças russas pode levar a processos em dois estados da Alemanha, disseram autoridades.

    “Quem quer que esteja expressando publicamente seu consentimento à guerra de agressão do presidente da Rússia, Vladimir Putin, deve esperar um processo criminal”, disse Boris Pistorius, ministro do Interior do estado da Baixa Saxônia, em um comunicado à imprensa.

    Na última sexta-feira (25), a polícia do estado começou a verificar se a apresentação do “Z” foi exibida em relação à guerra na Ucrânia.

    O símbolo “representa os atos do exército russo contra a lei internacional”, afirmou Pistorius.

    O estado da Baviera também alertou os simpatizantes que usam o símbolo “Z” das forças russas publicamente que correm o risco de serem processados, advertiu o ministro da Justiça da Baviera, Georg Eisenreich, em um comunicado à imprensa.

    Dias antes de as forças russas lançarem uma invasão total da Ucrânia, vídeos e fotos começaram a circular nas redes sociais mostrando tanques, caminhões de comunicação e lançadores de foguetes com a letra “Z” se dirigindo em direção à fronteira.

    Quando a ofensiva começou, o que era um misterioso símbolo militar tornou-se um sinal de apoio popular à guerra na Rússia, e o que os analistas descrevem como o desenrolar de um novo e assustador movimento nacionalista.

    Os russos pintaram o “Z” em seus carros, usaram capuzes pretos estampados com o símbolo e criaram broches “Z” improvisados ​​nas lapelas – um sinal de que há algum apoio popular ao presidente Vladimir Putin e seus esforços para expandir a esfera de influência de Moscou apreendendo partes da Ucrânia.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original

    Mais Recentes da CNN