Veja o mapa com detalhes dos ataques próximos à Polônia

Base militar em Yavoriv foi alvo do exército russo neste domingo (13)

Luciana Caczanda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Em mais um dia de ofensivas, neste domingo (13), o exército da Rússia atacou a base militar de Yavoriv, que, além de ser uma das maiores do oeste da Ucrânia, recebe instrutores de países que fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Assista ao vídeo que mostra mapa com detalhes dos ataques.

Segundo o governo ucraniano, 35 pessoas morreram e 134 ficaram feridas. A Rússia, no entanto, classificou 180 mortos como “mercenários estrangeiros que estariam na base” e anunciou que uma grande quantidade de armamento fornecido por forças estrangeiras foi destruído.

A Ucrânia informou que o ataque foi de alta precisão e provocado por mais de trinta mísseis disparados de aviões que sobrevoavam o Mar Negro e o Mar de Azov.

A proximidade do ataque à Polônia, país-membro da Otan, deixou a comunidade internacional em alerta.

Durante a viagem à Polônia nesta semana, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, reforçou que todo o território que faz parte da aliança seria protegido. A Informação foi corroborada neste domingo (13) pelo conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan.

O governo britânico considerou o ataque à Yavoriv uma escalada na guerra.

Mais Recentes da CNN