Veterano que levantou £30 mi para caridade completa 100 anos e é nomeado coronel

Tom Moore, que lutou na 2ª Guerra Mundial, foi promovido em seu aniversário. Ele arrecadou fundos com desafio de caminhar em seu jardim com andador

Capitão aposentado do Exército, Tom Moore arrecadou milhões de libras para serviço de saúde britânico com caminhada pelo jardim. Ele completa 100 anos nesta sexta-feira (30)
Capitão aposentado do Exército, Tom Moore arrecadou milhões de libras para serviço de saúde britânico com caminhada pelo jardim. Ele completa 100 anos nesta sexta-feira (30) Foto: Peter Cziborra/Reuters

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O veterano da Segunda Guerra Mundial, Tom Moore, que, até as primeiras horas desta quinta-feira (30), já havia arrecadado cerca de 30 milhões de libras (o equivalente a quase R$ 200 milhões) para instituições de caridade do NHS (United Kingdom National Health Service), comemora seu centésimo aniversário nesta sexta-feira (30), depois de ser promovido ao posto de coronel.

Moore, que usa um andador para se locomover desde que quebrou o quadril, estabeleceu um objetivo de caminhar os 25 metros em torno de seu jardim 100 vezes antes de completar 100 anos, no final deste mês. A ação foi movida por um motivo especial: ele tinha como objetivo arrecadar cerca de mil libras para o Serviço Nacional de Saúde (NHS), devido à pandemia do novo coronavírus. Contudo, sua história conquistou a nação britânica, e o veterano conseguiu arrecadar muito mais do que o valor estimado. 

Em reconhecimento às suas realizações, um general o promoveu ao posto de coronel honorário do Army Foundation College, uma promoção aprovada pela rainha Elizabeth.

Mais de 125 mil cartões 

 O veterano recebeu mais de 125 mil cartões de aniversário em razão do seu aniversário. Entre as pessoas que enviaram felicitações, destacam-se o duque e a duquesa da Cambridge. 

Seu genro, Colin Ingram, disse que Moore queria retribuir de alguma forma, após receber um ótimo tratamento do NHS quando ele quebrou o quadril, há dois anos, e em visitas subsequentes ao hospital. “Era literalmente algo que estávamos fazendo no jardim para mantê-lo caminhando em sua recuperação da operação no quadril”, disse Ingram à Reuters sobre como tudo começou.

Com Agência Reuters

Mais Recentes da CNN