Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Viabilidade de Netanyahu como líder está em risco, avalia inteligência dos EUA

    Número elevado de mortes na Faixa de Gaza é ponto de críticas contra primeiro-ministro

    Michael Conteda CNN

    A inteligência dos Estados Unidos avalia que a “viabilidade como líder” do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está “em perigo”, de acordo com uma avaliação anual de ameaças da comunidade de inteligência dos EUA.

    “A desconfiança na capacidade de Netanyahu para governar se aprofundou e aumentou entre o público além dos seus já elevados níveis antes da guerra, e esperamos grandes protestos exigindo a sua demissão e novas eleições”, de acordo com o relatório divulgado nesta segunda-feira (11).

    “Um governo diferente e mais moderado é uma possibilidade”, adicionaram.

    Em uma entrevista no fim de semana, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que Netanyahu está “prejudicando mais Israel do que ajudando” com o elevado número de mortos na Faixa de Gaza.

    O governo do democrata tem pressionado Israel a permitir mais ajuda a Gaza e disse que uma operação israelense na região de Rafah seria “uma linha vermelha”.

    Em janeiro, o ministro do Gabinete de Guerra de Israel Gadi Eisenkot destacou que o país precisava de novas eleições, porque o público já não confia na liderança de Netanyahu.

    Essa declaração foi um sintoma de divisões dentro do governo de coalizão de Israel, bem como do crescente descontentamento com os planos de guerra de Netanyahu.

    Estabelecido pouco depois do ataque do Hamas em 7 de outubro, o gabinete de guerra inclui alguns ministros que já estavam em desacordo entre si.