Vice de Maduro critica mobilização de navios dos EUA: "Mal posicionados"
Rodríguez diz que embarcações deveriam estar no Oceano Pacífico, e não no Caribe, para combater o narcotráfico

A vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, expressou nesta segunda-feira (8) dúvidas sobre a intenção dos Estados Unidos de mover navios de guerra perto da costa do país para combater o narcotráfico.
Em uma coletiva de imprensa em Caracas, Rodríguez disse que a cocaína é transportada pelo Oceano Pacífico, não pelo Caribe, onde os EUA aumentaram sua presença militar.
"Esses navios que pretendem assustar a Venezuela deveriam estar no Oceano Pacífico se realmente querem combater e evitar que a cocaína chegue aos Estados Unidos da América. Eles deveriam ser colocados lá", disse ela.
E acrescentou: "É um conceito errado e ilícito usar navios de guerra para combater um crime comum. Mas eles têm um problema de GPS — não estão onde deveriam estar".
O Oceano Pacífico é uma rota maior que o Caribe para o tráfico marítimo de cocaína, afirmou o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime em seu Relatório Global sobre Cocaína de 2023, citando números da Agência Antidrogas dos EUA que mostram que 74% da cocaína exportada da América do Sul é traficada pelo Pacífico.
As palavras de Rodriguez foram ditas depois que os EUA ordenaram o envio de mais 10 caças a Porto Rico para realizar operações contra cartéis de drogas.
O governo de Maduro acusou os EUA de buscar uma mudança de regime.
Na última sexta-feira (5), Trump disse que os Estados Unidos não estão falando sobre uma mudança de regime, mas comparou as mortes de centenas de milhares de americanos em overdoses às mortes de guerra, enquanto tentava justificar a atividade militar no Caribe.