Vídeo: Piloto do voo Flydubai para Israel é retirado após esfaqueamento
Smit Machchhar foi ferido gravemente pelo copiloto da aeronave; autoridades do Oriente Médio investigam possível ataque terrorista

As primeiras imagens do piloto indiano Smit Machchhar após o grave incidente a bordo do voo FZ1073 da Flydubai foram divulgadas nesta quinta-feira (1º).
O capitão ficou gravemente ferido após ser esfaqueado pelo copiloto dentro da cabine durante o voo entre Dubai e Tel Aviv, na quarta-feira (30). Um dia após o ataque, Machchhar foi transportado de helicóptero da Arábia Saudita para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde seguiria recebendo tratamento médico.
Veja vídeo:
Segundo as informações divulgadas, o copiloto teria tentado provocar a queda da aeronave. As circunstâncias e a motivação do ataque ainda são investigadas pelas autoridades.
O que aconteceu a bordo?
O voo FZ1073 da Flydubai partiu de Dubai às 6h05 no horário local e começou a voar em direção ao oeste rumo ao seu destino próximo a Tel Aviv. Cerca de duas horas após a decolagem, a aeronave começou a perder altitude rapidamente e fez uma curva acentuada para o norte, conforme mostraram os dados de rastreamento de voo. Ela desceu 5 mil quilômetros em pouco menos de dois minutos.
O voo emitiu um chamado de socorro às 8h31, minutos antes de acionar o código 7500 — o código da Organização de Aviação Civil Internacional para sinalizar o sequestro de uma aeronave.
Passageiros descreveram cenas caóticas a bordo do avião enquanto ele mergulhava em queda livre.
"A gente simplesmente sentiu o avião cair completamente e começar a girar um pouco, e todo mundo estava gritando, havia crianças chorando", disse a passageira Mika Bauman à CNN. "Eu tinha certeza de que ia morrer", afirmou ela.
Outros passageiros tomaram a iniciativa de invadir a cabine e enfrentar o atacante.
Yaniv Hayoun, que relatou a Netanyahu como imobilizou o suposto atacante com uma gravata e o arrastou para fora da cabine com a ajuda de outros passageiros. Hayoun disse que então pegou os controles do avião para ajudar a recuperar o controle da aeronave.
O Dr. Shota Musaev, dentista que estava a bordo, disse à CNN que amarrou o atacante usando cabos de fone de ouvido e abraçadeiras plásticas. Em seguida, começou a socorrer o piloto ferido.
Mesmo após o atacante ser contido, os passageiros continuaram aterrorizados.
"Só havia deserto abaixo de nós; temíamos ser levados a um país inimigo ou pousar no meio do deserto", disse Assaf Rajuan à CNN. "Não sabíamos em quem confiar."
Com informações do Myhoodbr e da CNN*


