Vulcão entra em erupção na Indonésia e deixa pelo menos 14 mortos

Outras 56 pessoas ficaram feridas e 1.300 residentes foram evacuados

Nilufar Rizkida Reuters

Ouvir notícia

Na Indonésia, o vulcão Semeru, localizado na ilha de Java, entrou em erupção neste sábado (4). A atividade vulcânica intensa matou pelo menos 14 pessoas e feriu outras 56, disseram as autoridades. Cerca de 1.300 residentes foram evacuados dos locais atingidos pela fumaça provocada pela atividade vulcânica.

Vídeos compartilhados por membros do serviço de emergência mostram residentes correndo enquanto enormes nuvens de fumaça e cinzas cobriam vilarejos próximos na província de Java Oriental.

Em coletiva de imprensa, o vice-chefe do distrito de Lumajang, Indah Masdar, confirmou a morte de pelo menos uma pessoa e afirmou que os demais feridos sofreram queimaduras.

As autoridades locais estão montando tendas de evacuação, segundo a agência de mitigação de desastres do país. No entanto, as evacuações foram dificultadas pela fumaça densa que cobre o local.

A AirNav Indonésia, que controla o espaço aéreo indonésio, disse em um comunicado que a erupção não “causou impacto significativo” nos voos.

O monte Semeru, o mais alto da ilha de Java, está entre os quase 130 vulcões ativos da Indonésia. Ele entrou em erupção em janeiro, sem causar vítimas.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que o vulcão entra em erupção. É possível observar pessoas correndo enquanto um tensa nuvem de fumaça avança sobre o local.

Mais Recentes da CNN