Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: A acusação contra Donald Trump é extremamente grave

    Nesta terça-feira, o ex-presidente foi denunciado pela justiça americana por tentar fraudar as eleições de 2020

    William Waackda CNN

    São Paulo

    O ex-presidente americano Donald Trump foi denunciado, nesta terça-feira (1º) pela Justiça americana, que o acusa de ter tentado fraudar as últimas eleições com o objetivo de permanecer no poder.

    A acusação é extremamente grave e possui consequências severas para a democracia e a próxima eleição americana, com consideráveis repercussões internacionais.

    A acusação foi formalizada hoje pelo Departamento de Justiça, ocorrendo simultaneamente ao momento em que as principais pesquisas de opinião colocam Trump e o atual presidente, Joe Biden, empatados nas intenções de voto para a próxima eleição.

    Trump derrotaria facilmente qualquer desafiante interno no Partido Republicano na corrida para tentar de novo a Casa Branca.

    O que acontece agora é uma corrida entre o sistema judicial e o sistema eleitoral para ver quem decide primeiro o destino de Trump.

    Trump já tinha sido indiciado por dois outros crimes, entre eles a guarda ilegal de documentos secretos. Nenhuma das acusações diminuiu seu potencial eleitoral, ao contrário.

    A acusação de hoje, porém, vai ao coração do que foi a era Trump. E vai ao coração do sistema democrático americano.

    Trump tentou permanecer no poder desacreditando as eleições. Nenhuma das acusações de fraude eleitoral levantadas por ele jamais foi provada. Mas ele conseguiu convencer trinta por cento dos americanos de que a eleição foi roubada, e milhões de que ele não passa de uma vítima.

    VÍDEO – Trump e Biden empatam em nova pesquisa eleitoral