Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Zelensky diz que ataque russo destruiu aeroporto no oeste da Ucrânia

    Em vídeo publicado no Twitter, presidente ucraniano afirmou que oito mísseis atingiram o aeroporto civil de Vinnytsia

    Pavel Polityukda Reuters

    Ouvir notícia

    O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que oito mísseis russos destruíram completamente o aeroporto civil de Vinnytsia, na região oeste do país, neste domingo (6).

    Ele divulgou a informação em um vídeo publicado em seu Twitter oficial.

    “Acabei de receber um relatório sobre um ataque contra Vinnytsia. Oito mísseis contra nossa cidade, contra nossa pacífica e adorável Vinnytsia, que nunca representou nenhuma ameaça para a Rússia”, disse Zelensky.

    “Um ataque de foguete duro e cínico. O aeroporto foi completamente destruído. Eles continuam destruindo nossa infraestrutura, nossa vida que nós, nossos pais, nossos avós e avós, toda a geração de ucranianos construímos”, acrescentou o presidente.

    Mais cedo, as autoridades disseram que os serviços de emergência estavam trabalhando para apagar incêndios no aeroporto causados ​​por ataques de foguetes.

    Zelensky ainda pediu novamente que seja introduzida uma zona de exclusão aérea na Ucrânia. “Somos seres humanos e este é o seu dever humanitário de nos proteger, de proteger as pessoas. Vocês conseguem”, disse.

    Também neste domingo (6), Zelensky que as forças russas estão se preparando para bombardear a cidade de Odessa, na costa ucraniana do Mar Negro.

    “Foguetes contra Odessa? Isso será um crime de guerra”, disse ele em um discurso televisionado.

    Neste domingo um ponto de passagem de saída para civis que tentavam escapar do distrito de Irpin, a oeste de Kiev, capital da Ucrânia, foi atacado . A mídia internacional estava filmando no local quando o que parece ter sido um projétil de artilharia pousou. Na ocasião, um fluxo de pessoas estava passando pelo posto de controle. Ainda não há detalhes imediatos de vítimas.

    Um ponto de passagem para saída para civis que tentavam escapar do distrito de Irpin, a oeste de Kiev, capital da Ucrânia, foi atingido na manhã deste domingo (6). A mídia internacional estava filmando quando o que parece ter sido dois projéteis de artilharia ou morteiros atingiram o local. O impacto das explosões foi ouvido pelas equipes da CNN em Kiev e nas áreas rurais a sudoeste. Três pessoas foram mortas, dizem autoridades ucranianas, incluindo duas crianças.

    Atualização: 

    Às 15h34 na Ucrânia (10h34 no horário de Brasília) ocorreu um incêndio no distrito de Gavryshivka, em Vinnytsia. Segundo o governo ucraniano, foi liquidada na área de mil metros quadrados. As operações de busca e resgate no prédio parcialmente destruído continuam. Foram envolvidas 113 pessoas e 23 unidades da SES.

    Está prevista para este domingo (6) a reabertura dos corredores humanitários para a saída de civis. Os corredores foram desativados no sábado (5) por conta da quebra do cessar-fogo pela Rússia, acusou a Ucrânia.

    De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas)mais de 1,5 milhão de pessoas já deixaram a Ucrânia para países vizinhos.

    Mais Recentes da CNN