Zelensky diz que Rússia tenta "salvar o programa nuclear do Irã"

Presidente ucraniano pede sanções mais severas contra a Rússia e instou os aliados de Kiev a trabalharem juntos para "proteger a vida"

Ivana Kottasová e Mariya Knight, da CNN
Compartilhar matéria

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de "tentar salvar o programa nuclear iraniano" e pediu aos aliados de Kiev que se unam contra "regimes agressivos".

Em seu discurso nesta quinta-feira (19), Zelensky destacou a parceria estratégica da Rússia com o Irã.

Ele pediu sanções mais severas contra a Rússia e instou os aliados de Kiev a trabalharem juntos para "proteger a vida".

"Os sinais públicos e as atividades privadas (da Rússia) não podem ser interpretados de outra forma. Quando um de seus cúmplices perde a oportunidade de exportar a guerra, a Rússia sofre e tenta intervir. É muito cínico. E prova repetidamente que regimes agressivos não podem se unir e se tornar parceiros", disse Zelensky.

O Kremlin condenou os ataques de Israel às instalações nucleares iranianas como "ilegais" e afirmou que os ataques estão criando "ameaças inaceitáveis ​​à segurança internacional".

Ontem, o presidente russo, Vladimir Putin, apelou à comunidade internacional para "buscar maneiras de pôr fim às hostilidades" entre o Irã e Israel, mantendo as atividades nucleares "pacíficas" do Irã e a segurança de Israel.

O Irã está há muito tempo entre os maiores apoiadores da Rússia.

O regime forneceu armas à Rússia, incluindo mísseis balísticos de curto alcance e milhares de drones Shahed, e, segundo autoridades americanas, construiu uma fábrica de drones na Rússia.

A Rússia depende fortemente dos drones Shahed para seus ataques aéreos a cidades ucranianas.