Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Zelensky: “Incerteza” sobre adesão da Ucrânia à Otan é motivação para a Rússia “seguir seu terror”

    Presidente ucraniano se reunirá com lideranças da Otan e deve pautar ingresso do país na aliança

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro da Bulgária, Nikolay Denkov, no escritório do Conselho de Ministros em Sofia, Bulgária.
    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro da Bulgária, Nikolay Denkov, no escritório do Conselho de Ministros em Sofia, Bulgária. Georgi Paleykov/Getty Images

    Chris LiakosRadina Gigovada CNN

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira (11) que a “incerteza” sobre a adesão da Ucrânia à Otan é uma motivação para a Rússia “continuar com seu terror”.

    “Valorizamos nossos aliados. Valorizamos nossa segurança compartilhada. E sempre apreciamos uma conversa aberta. A Ucrânia estará representada na cúpula da Otan em Vilnius. Porque se trata de respeito”, disse Zelensky em uma longa mensagem publicada em inglês em sua conta oficial do Twitter.

    Mas a Ucrânia também merece respeito. Agora, a caminho de Vilnius, recebemos sinais de que certas palavras estão sendo discutidas sem a Ucrânia. E gostaria de enfatizar que essas palavras são sobre o convite para se tornar membro da OTAN, não sobre a adesão da Ucrânia.

    Volodymyr Zelensky

    Zelensky deve participar de reuniões com líderes da Otan na quarta-feira (12) em Vilnius, Lituânia.

    “É sem precedentes e absurdo quando o prazo não é definido nem para o convite, nem para a adesão da Ucrânia. Ao mesmo tempo, palavras vagas sobre ‘condições’ são adicionadas até mesmo para convidar a Ucrânia”, disse Zelensky.

    “Parece que não há disposição para convidar a Ucrânia para a Otan nem para torná-la membro da aliança. Isso significa que uma janela de oportunidade está sendo deixada para negociar a adesão da Ucrânia à Otan nas negociações com a Rússia. E para a Rússia, isso significa motivação para continuar seu terror”, acrescentou.

    “Incerteza é fraqueza. E vou discutir isso abertamente na cúpula”, disse Zelensky.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original

    Mais Recentes da CNN

    Mais Recentes da CNN