Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Barbiecore: confira como usar esta tendência com dicas de looks

    De Lizzo a Harry Styles, saiba como os looks cor de rosa ganharam destaque no mundo da moda e têm conquistado cada vez mais adeptos

    Da CNN

    Inspirada nos looks da boneca Barbie, a moda barbiecore tem se mostrado uma tendência cada vez mais forte no mundo fashion.

    Dos desfiles e tapetes vermelhos para as ruas, as peças cor de rosa trazem uma nova visão para quebrar padrões sobre feminilidade, beleza e moda.

    Além da estética, a tendência tem buscado ultrapassar normas de gênero, abraçando a feminilidade como uma forma de empoderamento e incentivando as pessoas a se expressarem, cada um à sua maneira.

    Entenda como a estética surgiu e quais são suas principais características.

    O que é a tendência Barbiecore?

    Barbiecore é o nome dado ao estilo que se inspira na estética da boneca Barbie e tem conquistado o universo da moda atualmente.

    Tudo começou com o anúncio das gravações do filme Barbie, uma produção de Greta Gerwig estrelada por Margot Robbie e Ryan Gosling.

    Os atores apareceram nos sets de gravações em 2022, com looks de cores vibrantes e vários tons de rosa, características clássicas da boneca criada pela Mattel.

    As imagens circularam pela internet e, a partir disso, o estilo começou a ganhar destaque nas redes sociais e não demorou a se encaixar nos nichos de moda mais comentados no TikTok e Instagram, por exemplo.

    Logo depois, marcas como Balenciaga e Valentino desenvolveram peças voltadas para essa tendência, com muitos tons de rosa.

    Maison Valentino apresentou a sua coleção de outono-inverno, denominada “Pink PP”, em um desfile na Paris Fashion Week, com looks totalmente cor de rosa, o que impulsionou a tendência de composições inspiradas na Barbie.

    Confira mais detalhes sobre o desfile da marca em Roma, que teve como foco nas peças o tom mais vibrante do fúcsia, chamado de “Valentino Pink”:

    Principais características do look Barbiecore

    A característica principal da tendência de estilo inspirada na Barbie é o uso de peças cor de rosa, normalmente em looks monocromáticos.

    Os diferentes tons de rosa estão presentes nas roupas, nos calçados e nos acessórios. O pink e as cores mais vibrantes ganham destaque maior nas produções.

    Além do rosa em evidência, a moda barbiecore faz muito o uso de saias e vestidos, bem como acessórios mais extravagantes.

    De maneira geral, as principais características do estilo são:

    • acessórios grandes;
    • peças em tons cor de rosa;
    • cores mais vibrantes, como o pink;
    • peças ou itens com detalhes metalizados;
    • saltos altos e mais grossos, estilo plataforma;
    • texturas brilhantes, como o vinil, o couro e o glitter.

    Outro detalhe presente nas produções inspiradas no universo Barbie são os cabelos em rabo de cavalo alto e maquiagens que também trazem tons de rosa.

    Peças com influências retrô também se destacam, como observado nas imagens do filme “Barbie”.

    Como aderir ao estilo barbiecore?

    O rosa é destaque na tendência, mas existem várias maneiras de compor looks e incluir o estilo no guarda-roupa, adaptando-o para as mais diversas ocasiões.

    Confira dicas para aderir a moda inspirada na boneca Barbie em diferentes momentos.

    Dia a dia

    / Como usar Barbiecore? – Imagem: Pexels/Anna shvets

    No dia a dia, é possível explorar o uso de looks inspirados nessa tendência de diversas maneiras.

    Em momentos de lazer, que possibilitam um look mais descontraído, por exemplo, apostar no all pink e criar um visual monocromático pode ser interessante.

    Além disso, misturar diferentes tons de rosa ou até mesmo combinar peças de cores análogas ou complementares, como o roxo, o vermelho e o verde.

    Para quem prefere um visual mais discreto, uma opção é usar o pink nos acessórios ou na maquiagem. Outra dica é optar por tons de rosa mais suaves, equilibrando-os com as cores mais vibrantes.

    Moda praia

    A moda praia também incorporou detalhes do visual inspirado na Barbie em suas peças. Biquinis, maiôs e saídas de banho trazem diferentes tons de cor de rosa para acompanhar a tendência.

    / Como aderir a tendência barbiecore? – Imagem: Divulgação/Fashion Bubbles

    O pink é destaque, mas é possível observar outras referências na moda e criar outras combinações. Peças que misturam tons mais suaves com tons mais vibrantes são um exemplo disso.

    Outra opção é a composição com laranja, roxo e verde para um visual mais estiloso. Para um look mais equilibrado, vale usar o pink com branco e outras cores neutras.

    Na moda praia, também é interessante apostar nos acessórios, como bolsas e chapéus. Modelos com um visual mais retrô são outro destaque, seguindo o estilo Barbie.

    Trabalho

    No trabalho, ambiente que costuma ter uma atmosfera mais formal, é possível escolher peças de acordo com o dresscode de cada empresa.

    Para evitar erros, o ideal é buscar um visual menos chamativo, com maior equilíbrio nas composições.

    Um blazer de alfaiataria pink ou em tons de rosa mais suaves, por exemplo, pode trazer essa referência da moda Barbie sem tirar a formalidade do look.

    / Como aderir a moda barbiecore? – Imagem: Shutterstock/Maria Markevich

    O mesmo é válido para calças de alfaiataria nesses tons, que podem ser combinadas com uma camisa de cor mais neutra, como o branco, para criar um equilíbrio e manter o visual profissional.

    Usar acessórios cor de rosa também é uma maneira de inserir detalhes dessa tendência para o look sem sair da formalidade.

    Barbiecore no mundo das celebridades: veja como estão usando essa tendência

    Hailey Bieber, Lizzo, Zendaya, Anne Hathaway: esses são alguns exemplos entre as muitas celebridades que já aderiram a tendência e foram clicadas com um look Barbiecore nos mais diferentes momentos.

    Cada uma com seu estilo, as famosas adaptaram a moda para diversas ocasiões. Lizzo, por exemplo, apareceu com o visual cor de rosa mais de uma vez, inclusive como figurino em um de seus shows.

    Hailey Bieber, por sua vez, combinou a saia mais curta com um sapato plataforma e acessórios mais chamativos, incluindo brilho no visual.

    Zendaya usou o look all pink para assistir ao desfile da Maison Valentino, entrando no clima da coleção “Pink PP”.

    Anne Hathaway também participou do evento, trazendo a tendência em uma proposta diferente.

    Enquanto Zendaya optou por peças mais formais, de alfaiataria, Anne apostou no brilho e no salto plataforma.

    As diferentes maneiras de aderir a esse estilo indicam como ele pode ser democrático e flexível. Outro quesito que reforça esse ponto é o fato de que a tendência não fica restrita ao público feminino.

    Entre as celebridades, Harry Styles, Lil Nas X e Sebastian Stan são alguns nomes que já se mostraram adeptos ao visual inspirado na Barbie.

    Styles e Lil Nas X já escolheram looks all pink para figurinos em suas apresentações, enquanto Stan apostou na tendência para acompanhar o desfile da marca Valentino.

    No Brasil, nomes como Marina Ruy Barbosa, Pedro Sampaio e Bianca Andrade já apareceram com estilos inspirados no universo Barbie.

    Barbiecore e representatividade

    Ao longo dos anos, a boneca Barbie passou por diversas mudanças e, hoje, ela promove a diversidade e a representatividade em suas linhas, algo que se reflete também no estilo Barbiecore.

    Se antes esse universo era conhecido pela boneca loira, feminina e de olhos claros, hoje ele busca cada vez mais a pluralidade em seus produtos.

    Um exemplo disso é o lançamento recente da primeira Barbie com aparelhos auditivos. Além dela, outros modelos foram lançados nos últimos anos para diversificar as linhas, como a Barbie em cadeira de rodas, com vitiligo e a boneca com tranças.

    Essa inclusão é também uma bandeira no estilo que tem assumido lugar nos guarda-roupas atuais.

    O objetivo é quebrar estereótipos e apresentar uma moda democrática, destinada aos mais diferentes públicos, independente de gênero, idade, orientação sexual ou qualquer padrão de beleza.