Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Carnaval 2024: 5 inspirações para você customizar o seu abadá

    A peça pode ser transformada em novos modelitos como vestido, cropped e até luvas; confira

    Confira dicas práticas para dar um up no look com abadá
    Confira dicas práticas para dar um up no look com abadá Reprodução/Larissa Manoela/Cris Vianna/Letticia Munniz/Instagram

    Caroline Ferreirada CNN

    São Paulo

    Fevereiro ainda não chegou, mas o clima de pré-Carnaval já domina as redes sociais, especialmente no Instagram, TikTok e Pinterest. As plataformas trazem uma infinidade de inspirações de looks e fantasias para aproveitar o folia marcada entre os dias 10 e 13 do próximo mês.

    Além disso, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro estão com agenda de pré-Carnaval. Então já dá para você colocar o look para jogo nos finais de semana antes da data oficial da folia.

    Entre tantas apostas disponíveis, o abadá tem o seu destaque garantido anualmente. A peça, além de prática e simples, também permite colocar a criatividade em prática na hora da customização.

    Larissa Manoela, Brunna Gonçalves, Letticia Munniz e Mileide Mihale
    Carnaval 2024 acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro / Reprodução/Larissa Manoela/Brunna Gonçalves/Letticia Munniz/Mileide Mihale/Instagram

    Pensando nisso, a CNN, junto com a consultora de imagem e estilo Marina Gazolla, separou 5 dicas essenciais para transformar o seu abadá de maneira irreverente. Confira:

    Transformando o abadá em vestido

    O primeiro passo, segundo a consultora, é escolher uma camiseta de abadá que seja grande o suficiente para se transformar em vestido. Afinal, quanto maior o tamanho, maior o comprimento que você terá para trabalhar.

    “Vista a camiseta e marque o comprimento desejado para o seu vestido ou saia. Se a camiseta for muito larga, você pode fazer alguns ajustes nas laterais para criar um formato mais ajustado ao corpo. Corte as laterais conforme for necessário e, por fim, costure ou cole para acertar o tamanho”, explica.

    Vestido feito com abadá
    Transformar o abadá em vestido pode ser uma alternativa para salvar a peça clássica / Reprodução/Pinterest

    E como fazer um cropped?

    Neste caso, marque o formato do decote desejado na parte da frente e/ou das costas da camiseta. Pode ser V, redondo ou qualquer outro estilo que te deixe confortável. Na sequência, analise a altura que adequada e corte o comprimento.

    Cropped de abadá
    Outra opção prática e simples é usar o abadá no formato de cropped, basicamente uma blusa mais curtinha / Reprodução/Pinterest

     

    Consigo personalizar o abadá com franjas, fitas ou correntes?

    A resposta é sim! Marina conta que correntes, franjas e fitas são excelentes escolhas para customizar um abadá, adicionando um toque de estilo e movimento à peça.

    “Escolha a área onde você deseja adicionar as correntes. Pode ser ao redor do decote, nas mangas, na parte inferior ou até mesmo em um ponto específico”, orienta.

    Já as franjas funcionam muito bem nas mangas, especialmente na parte inferior da camiseta e ao redor do decote. Uma dica extra, é adicionar miçangas, contas coloridas ou outros enfeites ao longo das tiras.

    Abadás com fitas, brilhos e correntes
    Fitas, correntes e recortes garantem um up no look carnavalesco / Reprodução/Pinterest

    Seja criativa, use luvas!

    Outra ideia é aproveitar as mangas da camiseta para confeccionar luvas que, segundo a consultora, integram a lista de tendências de acessórios para as próximas temporadas.

    “Corte próximo à costura da manga para aproveitar o máximo possível do tecido. Você ainda pode adicionar outros detalhes como laços, pérolas, botões ou spikes“, conta.

    Luvas no abadá
    Investir em luvas personalizadas, feitas com parte do abadá, também funcionam bem na montagem do visual / Reprodução/Pinterest

    De olhos nos detalhes

    A grande graça do Carnaval é justamente brincar com as cores, formatos e recortes. Se você não abre mão do ar sofisticado, invista em rendas, lantejoulas, patches, canutilhos e miçangas para bordar o seu abadá. Essas peças certamente serão as grandes aliadas para deixar a sua produção única e diferente, refletindo o seu estilo pessoal.

    Abadás
    Use a criatividade, fique confortável e divirta-se durante a folia / Reprodução/Pinterest