#CNNPop

Carnaval: como pintar o cabelo sem danificar os fios

Uso de produtos químicos requer cuidados e atenção para evitar prejuízos à saúde

Pedro N. Jordão, da CNN, São Paulo
Aplicação de produtos químicos no cabelo e coro cabeludo podem apresentar riscos aos fios e à saúde se não for feita adequadamente
Aplicação de produtos químicos no cabelo e coro cabeludo podem apresentar riscos aos fios e à saúde se não for feita adequadamente  • undefined
Compartilhar matéria

Com a proximidade do Carnaval, muitas pessoas começam a se preparar para as festividades, o que inclui fazer fantasias e usar glitter, mas também, algumas vezes, mudança temporárias na cor do cabelo. Pensando nisso, a CNN lista abaixo dicas para pintar os fios sem danificá-los.

Pintar o cabelo é um procedimento que requer cuidados devido ao uso de produtos químicos que podem provocar irritação, alergia, ressecamento dos fios e até corte químico (quebra abrupta do cabelo).

Confira dicas para pintar o cabelo no Carnaval:

Deixe o cabelo sujo

Deixar o coro cabeludo sujo para pintar o cabelo é uma dica importante que serve para proteger sua pele da cabeça e também os próprios fios contra a nocividade dos produtos químicos utilizados.

Isso porque os óleos naturais da cabeça vão funcionar como uma barreira natural contra os danos possíveis.

O ideal é que o cabelo não tenha sido lavado por ao menos dois dias antes de seguir para um processo de pintura. Ainda assim, é provável que os produtos químicos sejam sentidos no coro cabeludo com sensação de ardência.

Teste de alergia

Todo produto químico utilizado no processo de descoloração e pintura do cabelo costuma indicar na própria caixa a importância do teste de alergia - ou seja, um pequeno teste antes de aplicar completamente o produto.

Antes de aplicar massivamente em todo o cabelo, batendo no coro cabeludo e em outras partes da cabeça, é importante fazer uma aplicação em uma parte interna de um dos braços e esperar alguns instantes. Essa aplicação numa pequena parte da pele vai te ajudar a evitar o que pode ser uma reação alérgica grave.

Caso nenhuma reação ocorra, como surgimento de manchas ou coceira, então o procedimento pode ser conduzido no cabelo com uma preocupação a menos.

Foto: Banco de imagens/Pexels/Lucas Pezeta
Foto: Banco de imagens/Pexels/Lucas Pezeta

Cabelo desembaraçado

Antes de aplicar os produtos químicos no cabelo, também é necessário desembaraçá-lo completamente. Isso vai garantir uma absorção mais uniforme dos produtos e da tinta.

Do contrário, ao lavar o cabelo, falhas na coloração poderão ser percebidas.

Com as eventuais falhas, é comum que as pessoas queiram pintar novamente para resolver o problema, mas um novo procedimento em tão pouco tempo pode danificar gravemente a estrutura capilar, inclusive com corte químico.

Siga as instruções do fabricante

Todo produto químico e tintura para cabelo costuma apresentar na embalagem as recomendações do fabricante. Segui-las pode evitar consequências sérias que vão de ressecamento do coro cabeludo a danos permanentes nos fios.

Entre as recomendações estão, por exemplo, o tempo de ação do produto e movimentos necessários a se fazer, como passar em mechas ou massagear a cabeça.

Foto: Banco de imagens/Pexels/Lucas Pezeta
Foto: Banco de imagens/Pexels/Lucas Pezeta

Busque um profissional

Se você é uma pessoa que não possui experiência em descolorir e pintar o cabelo e tem medo de danificar seus fios, o mais recomendado é buscar ajuda profissional em um bom salão de beleza.

Existem diversos profissionais especializados nos procedimentos de coloração, que cobram valores distintos, para atingir os seus objetivos na cor do cabelo.