Tipos de decotes: conheça os modelos e como valorizá-los no corpo

Dos decotes mais fechados aos mais profundos, saiba como escolher o modelo ideal para cada ocasião e tipo de corpo.

Quais são os tipos de decote?
Quais são os tipos de decote? Imagem: Unsplash/Samantha Sophia

Da CNN

A moda está em constante movimento, mas existem algumas dicas atemporais para escolher um look com composição equilibrada. Conhecer os tipos de decotes é uma dessas dicas.

É possível encontrar diferentes propostas nas peças, desde os cortes mais fechados até os mais profundos, mas saber qual deles combina mais com cada ocasião ou tipo de corpo é uma maneira de destacar o visual.

Conheça os principais modelos de decotes e saiba quando usar cada um deles.

Conheça os diferentes tipos de decote

Gola canoa, redonda, quadrada: diferentes tipos de decote foram criados ao longo da história da moda e hoje existem opções variadas no mercado para compor desde os looks mais formais até os mais ousados e descontraídos.

Conhecer os cortes e suas características é uma maneira de combinar as peças com maior assertividade, criando um visual mais harmonioso e alinhado ao estilo pessoal de cada um.

Confira os principais modelos de decotes a seguir.

Decote em V

Tipos de decotes femininos
Tipos de decotes femininos / Imagens: Pinterest

O decote em V é uma opção para valorizar o busto ou afinar a silhueta. O modelo é um dos mais democráticos, pois cai bem em diferentes tipos de corpos e pode ser encontrado em peças com diferentes profundidades.

Além disso, pode compor desde looks mais casuais, com T-shirts, até um visual mais formal, com camisas de alfaiataria, por exemplo.

Esse tipo de decote também pode alongar a silhueta. Para conseguir esse resultado, a dica é escolher uma composição monocromática.

Decote redondo

Decote redondo para mulheres
Decote redondo para mulheres / Imagens: Pinterest

Entre os tipos de decote, o redondo é mais uma opção capaz de valorizar diferentes silhuetas.

Assim como o decote em V, esse modelo também pode ser encontrado com variações de profundidade. Neste caso, os decotes redondos mais profundos tendem a aumentar o busto, enquanto os mais fechados têm o efeito contrário.

Uma variação desse modelo é o decote careca, que tem um corte no formato arredondado e mais fechado, próximo ao pescoço.

Modelos como esse, que apresentam um decote de menor profundidade, podem ser uma combinação para looks mais formais, como para uma reunião de trabalho ou entrevista de emprego, por exemplo.

Decote quadrado

Decote quadrado
Decote quadrado / Imagem: Getty Images/dimitrios kambouris

O decote quadrado pode ajudar a disfarçar volume no colo, além de valorizar essa região e proporcionar sustentação. Essa também é uma opção para quem não gosta de decotes muito profundos.

Para quem tem um busto menor, a dica é buscar peças com decote do tipo quadrado mais sutil e rente a pele, para evitar a sobra de tecido e garantir a sustentação adequada.

É uma opção para looks mais casuais, mas também para peças utilizadas em momentos mais formais, como vestidos de festa.

A cantora Billie Eilish escolheu esse tipo de decote para o look do Met Gala 2022, evento anual realizado pelo Metropolitan Museum of Art de Nova York.

Gola alta

Gola alta como decote feminino
Gola alta como decote feminino / Imagem: Getty Images/ john shearer/ Wire Image

A gola alta é uma opção elegante e formal entre os tipos de decotes femininos, que tende a valorizar silhuetas com bustos menores.

Com corte mais fechado, que sobe até o pescoço, esse modelo também é chamado de gola rolê ou gola tartaruga e tem diferentes variações.

As peças com esse corte podem ser uma boa opção para quem tem um pescoço mais longo e deseja encurtar a região.

É possível encontrar esse decote em peças de frio mais pesadas, como as cacharrel, ou em camisetas ou vestidos sem mangas. Isso torna o modelo mais flexível, trazendo a oportunidade de compor diferentes looks com ele.

Um exemplo foi o modelo escolhido pela ginasta Simone Biles para o Met Gala em 2021.

Tomara que caia

Decote tomara que caia
Decote tomara que caia para mulheres / Imagens: Getty Images

Com um corte que deixa o colo e os braços à mostra, o tomara que caia é um decote capaz de alongar a silhueta, muito comum em vestidos de festa.

Durante a premiação do Emmy em 2022, por exemplo, os looks de celebridades como Zendaya, Elle Fanning e Hannah Waddingham trouxeram esse tipo de decote para o tapete vermelho.

A atenção neste modelo vai para a sustentação. Por não ter mangas, quem tem mais busto deve buscar peças estruturadas para garantir o conforto e a segurança ao usar esse tipo de decote.

Decote canoa

Decote do tipo canoa
Decote do tipo canoa / Imagens: Getty Images

O decote canoa tem uma proposta mais romântica, com corte que fica entre os modelos em U e o ombro a ombro, sendo mais aberto que o primeiro e mais fechado que o segundo.

Essas características trazem uma evidência para os ombros e para o colo, além de valorizar o pescoço. Devido a esse destaque a região, esse é um dos tipos de decote indicados para quem tem ombros mais estreitos.

Quem tem quadris mais largos também pode optar por esse modelo para trazer um equilíbrio à silhueta.

Apesar de trazer um destaque para os ombros, esse tipo de decote é mais fechado do que outros modelos, como o decote em V.

Por isso, é possível encontrar desde peças mais casuais com este decote, para usar nos momentos de lazer, até as mais formais, para usar no trabalho.

Ombro a ombro

O modelo ombro a ombro é um decote canoa mais amplo, que pode ser utilizado em looks com uma proposta mais despojada ou mais romântica.

Um exemplo é o vestido escolhido por Anitta para o Met Gala 2022, que teve “Gilded Glamour and White Tie” como tema para o dress code, uma referência a era da extravagância da moda americana ao longo do século 19.

Decote ombro a ombro
Decote ombro a ombro usado por Anitta / Imagem: Getty Images

Ele está entre os tipos de decote que valorizam os ombros e tende a trazer um visual mais estiloso quando presente em peças com textura ou volume, como mangas com babado, por exemplo.

Decote coração

Para quem busca tipos de decote capazes de valorizar bustos menores, o corte no modelo coração é uma opção. Ele modela e ressalta a região, além de trazer uma proposta mais romântica para o visual.

Quando presente em peças com recortes princesa, mangas bufantes e corpetes, por exemplo, reforçam essa proposta e podem ser boas combinações para criar um look mais delicado.

O decote também é comum em vestidos e blusas tomara que caia, visual que destaca essa proposta mais romântica, como a escolhida por Blake Lively para o Met Gala 2022.

Decote coração
Decote do tipo coração / Imagem: Getty Images/jeff kravitz

Frente única

Decotes com frente única
Decotes com frente única / Imagens: Getty Images

Como o nome sugere, o modelo frente única deixa o decote para a parte das costas, que ficam mais expostas enquanto o colo fica mais coberto.

Por trazer o destaque para a região das costas e criar uma sensação de amplitude no colo com o corte mais fechado, esse é um dos tipos de decote indicados para quem tem busto menor.

Essa é uma proposta mais ousada, mas que também pode trazer elegância para o look. Peças com esse estilo de decote podem ser uma opção para ocasiões mais descontraídas, como festas e eventos noturnos, por exemplo.

Um ombro só

O modelo de decote assimétrico, com corte de um ombro só, destaca os ombros e os braços, trazendo o foco para a região superior do corpo.

Esse corte tem um visual mais moderno, sofisticado e sutil, por isso costuma ser muito utilizado em vestidos de festa.

Um exemplo é o modelo escolhido pela cantora Katy Perry para o tapete vermelho do Met Gala 2022.

Modelo de decote de um ombro só
Modelo de decote de um ombro só / Imagem: Getty Images/jamie McCarthy

Os tipos de decote assimétrico tendem a trazer mais volume para a silhueta. Além disso, é importante se atentar à sustentação da peça para evitar um visual desconfortável.

Como descobrir o decote ideal?

Existem tipos de decote para todos os gostos, silhuetas e ocasiões, mas há algumas dicas que podem ajudar a encontrar o modelo ideal na hora de montar o visual completo:

  • considerar a ocasião;
  • levar em conta o estilo pessoal;
  • pensar na composição geral do look;
  • avaliar as indicações de decotes para cada tipo de corpo.

Confira outras dicas de moda na CNN

Tópicos

Tópicos