Governo do Pará prorroga lockdown em 10 municípios até 24 de maio

Medida foi anunciada pelo governador Helder Barbalho (MDB), pelo Twitter

Giovanna Bronze Da CNN, em São Paulo
15 de maio de 2020 às 13:45
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB)
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB)
Foto: Marco Santos - 28.abr.2020/Agência Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou nesta sexta-feira (15) que o lockdown em dez municípios do estado está prorrogado até o dia 24 de maio — o prazo inicial previsto era que a medida se encerrasse no próximo domingo (17). O estado decretou lockdown em alguns municípios do estado que estejam com maior registro de casos e mortes por coronavírus, abrangendo a Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Castanhal e Benevides), além dos municípios de Santo Antônio do Tauá, Vigia de Nazaré e Breves. 

Segundo dados do painel de monitoramento do coronavírus do estado, o Pará registrou até às 13h desta sexta 12.109 casos confirmados de Covid-19 e 1.145 mortes pela doença. Só em Belém, foram registrados 3.963 casos e 458 mortes, os quais correspondem a 32,7% e 40% dos números totais do estado, respectivamente. A capital registrou letalidade de 11,56%.

"Aqui no estado do Pará, nós optamos pela estratégia do isolamento social para, de forma preventiva, proteger a nossa população", informou Barbalho em vídeo publicado em sua conta no Twitter nesta sexta. "E como vocês sabem, nós instituímos o lockdown em dez municípios, aqueles que a média de pessoas infectadas são 50% maior da média do estado. E nestes dias de lockdown, os resultados são importantes: tivemos o aumento do isolamento social, cerca de 53 mil pessoas a mais em isolamento só em Belém. Em todo o estado, foram mais de 186 mil pessoas que aderiram junto conosco. Isso significa mais gente se protegendo, isso significa menos pessoas infectadas e, consequentemente, não precisando ir ao hospital e buscar o atendimento em saúde."

Leia também

Desde domingo, Pará já aplicou 501 multas por descumprimento de lockdown

Pará decreta lockdown em dez cidades entre os dias 7 e 17 de maio

Entenda a diferença entre isolamento social e lockdown

Por causa do resultado positivo, o governo do estado decidiu prorrogar as medidas mais restritivas até 24 de maio. "Fica minha gratidão pela compreensão e pela adesão", continuou, "mas ao mesmo tempo o meu apelo, o meu pedido: a gente precisa fazer um pouco mais de esforço. Isso ainda não é o suficiente. E por isso eu queria informar que iremos ampliar o lockdown nesses 10 municípios até o dia 24 de maio. É um esforço muito sofrido, mas é necessário. Eu tenho certeza que com esse esforço, iremos diminuir o número de mortos e diminuir a pressão no sistema de saúde público e privado, e isso representa salvar a vida da nossa população."

No dia 13 de maio, o Pará foi o terceiro estado no país com os melhores números de isolamento social, com índice de 49,53%, ficando atrás apenas do Ceará (50,89%) e do Amapá (50,87%).  As multas para quem descumprir o lockdown começaram a ser aplicadas no último domingo, 10 de maio. Até às 18h de ontem (14), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará registrou 1.024 multas por pessoas que não justificaram sua saída durante o isolamento.