Vídeo mostra policiais sufocando jovem durante abordagem na Grande São Paulo


Marcela Coelho, da CNN, em São Paulo
22 de junho de 2020 às 11:07 | Atualizado 22 de junho de 2020 às 16:22

Um vídeo registrou o momento em que um policial militar agride, sufoca – com um dos joelhos no pescoço – e enforca até deixar desacordado um jovem de 19 anos na Vila Silviania, em Carapicuíba, na Grande São Paulo, no fim de tarde de domingo (21). 

Nas imagens, é possível ver que Gabriel é agredido, cai no chão e depois tem no pescoço pressionado por alguns minutos, enquanto estava deitado no asfalto. Já na calçada, o policial enforca o jovem até deixá-lo desacordado.

Em contato com a CNN, Gabriel contou que estava em uma moto com um amigo, quando os PMs subiram a rua e jogaram as motocicletas policiais contra eles.

Gabriel afirma que pulou da moto em que estava, para não se machucar e, foi nesse momento, que a abordagem ocorreu. Ele ainda relatou que desmaiou três vezes e começou a se debater para conseguir respirar. Após as agressões, os jovens foram levados para o 1º DP de Carapicuíba.

Leia também:

Jovem sufocado por PM poderia ser repetição do caso George Floyd, diz ouvidor

Mulher arranca faixas em homenagem a vítimas do coronavírus em praia do ES
Caso George Floyd desencadeia protestos em pelo menos 140 cidades nos EUA

Como Gabriel estava passando mal, foi encaminhado para a Unidade Básica de Sãude (UBS) da Vila Dirce, onde fez exames e retornou para o DP.

A moto ficou apreendida, já que nem Gabriel, que estava pilotando, nem o amigo dele, dono da moto, tem habilitação. 

De acordo com Gabriel, quando chegaram ao DP, policiais disseram que o garoto tentou fugir e que eles reagiram à abordagem. Também falaram que foram os rapazes que bateram na moto dos policiais.

Vídeo mostra policiais agredindo jovem durante abordagem em SP

Vídeo mostra policiais agredindo jovem durante abordagem em SP

Foto: CNN (22.jun.2020)

Em nota à CNN, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) disse analisa o caso. "A Polícia Militar informa que dois homens em uma motocicleta foram abordados na tarde deste domingo (21), em Carapicuíba, após desrespeitarem a ordem de parada e colidirem contra a viatura".

"O condutor foi socorrido ao PS e posteriormente encaminhado ao 1º DP do município, onde o caso foi registrado. Neste momento (22h40), os policiais envolvidos na ocorrência já estão sendo ouvidos, e as imagens citadas analisadas pela instituição, que adotará as providências cabíveis, após análise dos fatos", diz o comunicado da SSP-SP".

(Edição: Sinara Peixoto)