Lei vale para todos, diz prefeito de Santos sobre desembargador que rasgou multa

Magistrado desrespeitou agentes da Guarda Civil após ser abordado por não usar máscara

Anna Satie Da CNN, em São Paulo
19 de julho de 2020 às 19:08 | Atualizado 19 de julho de 2020 às 20:18

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), comentou o caso do desembargador Eduardo Siqueira, que rasgou uma multa e desrespeitou agentes após ser abordado por não usar máscara de proteção em público. Em entrevista à CNN neste domingo (19), Barbosa disse que a lei deve valer para todos. 

"É importante que a gente tenha essa consciência coletiva para que a gente possa viver em sociedade, independente da classe social, do poder aquisitivo, todos devem respeitar. Até porque o coronavírus não faz esse tipo de escolha, ele atinge a todos", afirmou. 

Leia também:

Desembargador é multado por se recusar a usar máscara em praia de Santos

'Não tenho relação com esse senhor', diz secretário mencionado por desembargador

Corregedoria vai apurar conduta de desembargador que rasgou multa

Ele disse que a Prefeitura recebeu com "perplexidade" os fatos. "Lamentamos uma atitude desse tipo em pleno século 21, uma pessoa que devia dar o exemplo e não só desrespeita as regras como humilha alguém no exercício de sua função", falou. "Essa é uma atitude que envergonha não só a ele mesmo, mas a instituição que representa." 

Tanto o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) quanto a Corregedoria Nacional de Justiça anunciaram que abriram procedimentos para apurar a conduta do magistrado

O prefeito disse que Siqueira foi multado por não usar a máscara e também por jogar a notificação no chão. "Temos a lei Cidade Limpa, que multa quem descarta lixo em lugar inadequado. O desembargador deu dois péssimos exemplos."

Se a conduta do magistrado foi repreensível, por outro lado, Barbosa elogiou a condução dos agentes. "A dupla de guardas, Cícero e Roberto, simbolizam os agentes que trabalham no dia a dia para cuidar da população", disse, acrescentando que eles são orientados a sempre filmar esse tipo de abordagem.