Baleia-franca e filhote são vistos na costa do Rio de Janeiro

Última aparição de uma baleia-franca na região carioca do mapa foi em 2019, na altura da praia da Barra da Tijuca

Julyanne Jucá, da CNN, em São Paulo
12 de agosto de 2020 às 10:18 | Atualizado 12 de agosto de 2020 às 10:34

Imagens impressionantes feitas por drones registraram uma baleia-franca e seu filhote na altura da praia do Recreio dos Bandeirantes, na zone oeste do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (11). 

Rafael Carvalho, biológo que atua no Maqua (Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, informou que a aparição da espécie na costa carioca é menos comum, mas pode acontecer. 

Leia mais:
Baleia jubarte de 16 metros encalha em Búzios e chama atenção de banhistas
Baleia que encalhou em praia de Alagoas morre depois de retornar ao mar

Baleia-franca e filhote foram vistos na costa do Rio
Foto: Divulgação/Ready2Fly

"Aqui no Rio acaba sendo menos esperado. Historicamente, essas baleias ocupavam uma área mais extensa para reprodução, inclusive o RJ." No entanto, a costa sul é a principal área de reprodução da espécie no país.

A última aparição de uma baleia-franca na região carioca do mapa foi em 2019, na altura da praia da Barra da Tijuca, pouco antes do Recreio dos Bandeirantes. Segundo Rafael, o monitoramento do Maqua registrou apenas um indivíduo. 

Por serem animais migratórios, não se reproduzem na mesma região onde se alimentam. Na costa brasileira a espécie apenas se reproduz, chegando a partir do Inverno e estendendo sua permanência até a Primavera, quando se dirigem até a região da Ilha Geórgia do Sul, ao sul do Oceano Atlântico, para comer. Sua dieta é formada, basicamente, por pequenos crustáceos planctônicos.

Além disso, ainda de acordo com Carvalho, o Ministério do Meio Ambiente classifica a espécie das baleias-franca como "em perigo", o que significa que "merecem bastante atenção com relação a sua conservação."