Presidente do INSS diz que perícias médicas retornam nesta semana


Da CNN, em São Paulo
14 de setembro de 2020 às 17:13 | Atualizado 14 de setembro de 2020 às 17:13

Mesmo com a reabertura presencial de algumas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta segunda-feira (14), muitas pessoas ficaram sem atendimento por causa da decisão da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANPM) de que os médicos ainda não voltariam a fazer atendimentos presenciais por falta de segurança. 

Apesar do impasse, Leonardo Rolim, presidente do INSS, disse em entrevista à CNN na tarde desta segunda, que as perícias retornam ainda nesta semana.

“Estamos adaptando as agências aos nossos protocolos. As perícias serão liberadas ao longo da semana e iremos avisar através do nosso aplicativo em que locais elas vão ocorrer.”

Leia também

Reabertura de agências do INSS começa segunda-feira, mas será gradual e parcial

'Volta às aulas deve ser baseada em protocolos epidemiológicos', avalia pediatra

Leonardo Rolim

Leonardo Rolim, presidente do INSS

Foto: CNN (14.set.2020)

Ele explica que, na última semana, as agências passaram por vistorias, e que as que não atendiam aos protocolos de segurança criados, não foram abertas.

Situação de São Paulo

O único estado que não teve o retorno do atendimento presencial do INSS foi São Paulo, após decisão da Justiça. No entanto, Rolim diz que já está recorrendo da deliberação.

“Estamos recorrendo ao judiciário explicando que o INSS fez um amplo protocolo de segurança e que não há justificativa para não reabrir. Estamos seguindo os protocolos à risca.”

(Edição: Sinara Peixoto)