'Dói muito', diz pesquisador que monitora animais atingidos pelas queimadas

"Parte da gente está queimando junto", falou Diego Viana, pesquisador e veterinário do Instituto Homem Pantaneiro

Da CNN, em São Paulo
23 de setembro de 2020 às 16:00

O pesquisador e veterinário do Instituto Homem Pantaneiro, Diego Viana, relatou à CNN nesta quarta-feira (23) como está sendo o trabalho da força-tarefa que monitora animais atingidos pelas queimadas no Pantanal. Segundo ele, "dói muito" assistir aos incêndios e ver a situação dos bichos.

"Parte da gente está queimando junto quando você começa a ter noção da sua importância na manutenção do planeta que vive. Você tem esse sentimento cada vez mais profundo no seu coração", falou ele.

Segundo Viana, todas as espécies da fauna do Pantanal já estão sendo impactadas indiretamente e diretamente pelas queimadas. “Principalmente na região do Porto Jofre, no Mato Grosso, onde essa demanda do resgate de fauna está concentrada”, afirmou.

Assista e leia também:

Onça-pintada ferida em incêndios no Pantanal é tratada com células-tronco

Queimadas no Pantanal: 5 respostas para as perguntas mais comuns

Pantanal atinge maior taxa histórica de queimadas em 2020

Diego Viana, pesquisador e veterinário do Instituto Homem Pantaneiro
Foto: CNN (23.set.2020)

O pesquisador disse ainda que é muito cedo para afirmar que algumas espécies que vivem no bioma correm risco de extinção. “Algumas dessas espécies, como arara-azul, podem mudar o status de ameaça. São espécies que já fazem parte da lista de ameaçadas e podem ficar mais criticamente ameaçadas”, explicou. 

Amanaci

Uma onça-pintada resgatada durante os incêndios no Pantanal e que teve as patas queimadas foi tratada com células-tronco por especialistas. A onça, chamada de Amanaci, é um dos milhares de animais vítimas dos incêndios na região. 

Os veterinários dizem esperar que ela volte a conseguir caminhar com as quatro patas em breve. Amanaci foi colocada em uma jaula para se recuperar até que possa voltar ao seu meio natural.

A onça-pintada, batizada de Amanaci
Foto: CNN (23.set.2020)