5 mil pinguins já foram resgatados no litoral brasileiro em 2020

Animais da espécie pinguim-de-magalhães buscam as praias do país durante o inverno para fugir do frio de Argentina e Chile

Da CNN
26 de setembro de 2020 às 12:12 | Atualizado 26 de setembro de 2020 às 12:51

Um projeto de monitoramento de praias coordenado pela Petrobras já realizou o resgate de 5 mil pinguins no litoral brasileiro neste ano. Somente em setembro, 371 animais foram encontrados nas praias do país, o que representa um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

O projeto trabalha especificamente para resgatar os animais da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), comuns nas Ilhas Malvinas, Argentina e Chile. No inverno, para fugir das temperaturas frias de suas regiões originais, eles migram para o litoral brasileiro em busca de águas mais quentes.

Ao aparecem no litoral brasileiro, os pinguins recebem atendimento veterinário antes de retornarem ao mar. Os animais também são monitorados caso reapareçam em outras regiões do país. No Brasil, o pinguim-de-magalhães costuma ser visto no litoral paulista e em Santa Catarina, onde já foram resgatados 1.161 e 1.153 animais, respectivamente.

Leia também:

Pinguins surgiram na Austrália e Nova Zelândia, e não na Antártica, diz estudo

'Dói muito', diz pesquisador que monitora animais atingidos pelas queimadas

Pinguins correm para o mar após serem resgatados no litoral brasileiro
Pinguins correm para o mar após serem resgatados e tratados no litoral brasileiro (26.set.2020)
Foto: CNN Brasil

(Edição: André Rigue)