'Não estamos sendo educados para a tolerância', diz Clóvis de Barros Filho


Da CNN, em São Paulo
23 de outubro de 2020 às 23:15 | Atualizado 24 de outubro de 2020 às 14:02

O CNN Nosso Mundo entrevistou o professor, jornalista, autor e palestrante Clóvis de Barros Filho. Ele falou sobre a potência do bem-estar individual, da importância da integração saudável ao coletivo, e tentou responder à pergunta: como mudar o nosso pensamento para que as coisas estejam a nosso favor?

O professor destacou a relevância de uma busca constante do crescimento individual como forma de potencializar as capacidades de cada um. "Sabedoria é saber refletir e ter coerência com a vida", explicou.

Ele falou também sobre o momento de crise que o mundo vive, em função da pandemia do novo coronavírus. Para o jornalista, a chave para a recuperação é a soliedariedade e a busca de uma convivência solidária: "É preciso lutar pelo outro, apenas pelo outro".

"A resiliência é turbinada pelo amor pelo outro", afirmou, em conversa sobre como a coletividade pode ajudar o indivíduo a superar momentos difíceis.

Barros Filho falou também sobre a falta de uma educação voltada para a potencialização das capacidades de cada um, que explore o aprimoramento pessoal.

E destacou a necessidade de se aprender desde cedo a criar uma convivência saudável em sociedade. "Não estamos sendo educados para a tolerância (...) não temos professores que ensinem a convivência".

Leia também:
CNN Nosso Mundo: 'Lugar de mulher é onde ela quiser', diz Helena Rizzo
'O ser humano precisa criar respostas solidárias', afirma Christian Dunker
'Precisamos entender que o vírus vai continuar', afirma Roberto Kalil Filho

Para Barros, as lições difíceis que a pandemia trouxe devem provocar reflexão. "Precisamos assumir que tipo de cidadão vamos formar".

Clóvis de Barros Filho é doutor e livre docente pela Universidade de São Paulo (USP) e estudou também em Sobornne, a Universidade de Paris. Ele já escreveu mais de 15 livros, incluindo "A vida que vale a pena ser vivida", que se tornou um best-seller.

Há 10 anos, viaja pelo Brasil e pelo mundo fazendo palestras. Também atua em seu próprio escritório, o Espaço Ética.

Ele foi entrevistado por Elisa Veeck, Luciana Barreto e Lia Bock, e quem comanda a atração é Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 23h15. 

A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.