Conexão CNN: incêndio no RJ expõe problema crônico da falta de prevenção

Mesmo com alertas de dois órgãos diferentes não foram tomadas medidas para resolver ou, ao menos, minimizar os problemas no Hospital Federal de Bonsucesso

Da CNN
28 de outubro de 2020 às 11:17 | Atualizado 29 de outubro de 2020 às 13:50

No quadro Conexão CNN desta quarta-feira (27), na CNN Rádio, Leandro Resende e Iuri Pitta falam sobre o incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, e como essa situação expôs, mais uma vez, a falta das cultura de prevenção de riscos no país.

“Era uma tragédia mais do que anunciada e o que temos que cobrar, daqui para frente, é para que não se repita aqui no Rio de Janeiro que, infelizmente, se acostumou a grandes incêndios, como o que vimos ontem [terça-feira]”, disse Resende.

Assista e leia também:
'É hora de verificar planos de emergência', diz especialista após incêndio no RJ
Diretora do hospital de Bonsucesso alertou para risco de tragédia
Ministério da Saúde soube em 2019 de problemas no Hospital de Bonsucesso
Brasil registra 31 incêndios em hospitais só em 2020

Ele destacou o fato de que dois documentos de órgãos diferentes – o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS e o Corpo de Bombeiros – alertavam sobre as condições no local, mas que mesmo assim não foram tomadas medidas de prevenção.

Já Pitta afirmou que esse caso, é revelador de um problema crônico no Brasil, que não está restrito a saúde pública mantida pelo governo federal, ou a equipamentos no Rio de Janeiro: a falta da cultura de prevenção de riscos.

“Isso é notório a cada vez que acontecem casos de repercussão como esse incêndio (...) O problema é deixar a situação chegar no limite e não resolver antes de um caso como esse acontecer”, afirmou.

“E também é muito revelador de uma falta de dinâmica, tanto no setor privado quanto público, para essa prevenção e mostra a dificuldade do setor público para alocar dinheiros para manutenção.”

Leandro Resende, Thais Arbex e Iuri Pitta apresentam o Conexão CNN, na CNN Rádio
Foto: CNN Brasil