Futuro secretário de Saúde do RJ passará Natal no hospital de campanha

O secretário confirmou à CNN que chegará no hospital de campanha do Riocentro, às 14h desta quinta-feira (24), e só deixa a unidade no dia 25

Thayana Araujo, da CNN, no Rio
24 de dezembro de 2020 às 09:14 | Atualizado 24 de dezembro de 2020 às 14:12
Construção de hospital de campanha no Rio de Janeiro durante pandemia de coronavírus
Foto: Lucas Landau - 2.abr.2020/Reuters

O futuro secretário municipal de Saúde do RJ, Daniel Soranz, vai passar a noite de Natal (24), dentro do hospital de campanha do Riocentro, na zona oeste da capital. Soranz será secretário na gestão de Eduardo Paes, que começa em janeiro.

Médicos da equipe formada por Soranz também estarão na unidade já que o cenário por lá é preocupante segundo o secretário estadual de Saúde Carlos Alberto Chaves. Faltam médicos, insumos e a quantidade de leitos que antes era de 500, atualmente está em menos de 200. Soranz confirmou à CNN que chegará no hospital de campanha às 14h desta quinta-feira (24), e só deixa a unidade no dia 25.   

Chaves comentou a situação atual do município com prisão de Marcelo Crivella essa semana. “Estamos em meio a uma transição de governo doentia”, afirmou ele ao falar do prefeito nas páginas policiais e com o pedido de exoneração da secretária de Saúde Ana Beatriz Bush, tudo na mesma semana. 

Leia também:
Estado de SP mantém cronograma e início da imunização em janeiro
'Tem sido desenvolvida com cuidado', diz ex-presidente da Anvisa sobre Coronavac

A exoneração de Bush foi um dos últimos atos de Crivella antes de ser preso em uma operação do Ministério Público do RJ.  O médico Jorge Darze está respondendo pela pasta como subsecretário. O prefeito afastado Marcelo Crivella já cumpre prisão domiciliar desde esta quarta-feira (23).

Logo nos primeiros dias de janeiro os secretários do estado e do município vão alinhar os planos imunização contra a Covid-19 a espera já de liberação das primeiras doses de vacinas no país. A capital já registra 14.380 mortes, número superior de mortes em alguns países.  

A atual secretaria municipal de Saúde divulgou que nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de dezembro, as unidades 24 horas - como UPAs, hospitais e os Centros de Emergência Regional (CERs) - vão funcionar sem interrupção.

Destaques do CNN Brasil Business:
Financiamento imobiliário com recursos da poupança dispara 78% em novembro
Bruno Covas congela aumento do IPTU de SP em 2021