Séries Originais mostra desafios no combate ao garimpo ilegal no Brasil

Nova temporada traz as séries Fronteiras do Brasil e Supermodelos

Da CNN, em São Paulo
22 de janeiro de 2021 às 05:00
Séries Originais
Séries Originais mostra desafios no combate ao garimpo ilegal no Brasil
Foto: CNN

A nova temporada do CNN Séries Originais volta com um especial sobre as fronteiras do Brasil e os desafios enfrentados pelas autoridades nas regiões mais remotas do país ao lidar com o tráfico de drogas, contrabando de agrotóxicos, garimpo ilegal e entrada de refugiados. 

O primeiro episódio vai mostrar os problemas para combater o garimpo ilegal de ouro na divisa da Venezuela com o estado de Roraima, onde todo metal precioso é extraído de forma irregular — a maior parte dela em reservas indígenas, o que gera uma disputa entre garimpeiros e indígenas da região.

“Eu não tenho medo deles porque aqui é minha casa é o meu território. eu defendo, não tenho medo, se for para morrer se for para morrer defendendo meu território eu vou morrer defendendo meu território”, diz uma das lideranças indígenas.

Durante as gravações na Reserva Indígena Raposa terra do Sol, a equipe do Séries Originais chegou a ser perseguida por garimpeiros de moto. “Poderia ter acontecido morte? Sim”, responde um indígena. 

O garimpo ilegal em terra indígena causa desmatamento e ameaça a vida das comunidades. O mercúrio utilizado para separar o ouro é despejado nos rios e é prejudicial à saúde. “Nós queremos água limpa para beber, nós queremos viver em paz, nós queremos um peixe saudável para gente pescar e poder comer alimentar nossos filhos. E se esse garimpo continuar sendo assim toda essa biodiversidade vai ser poluída”, apela um morador.

A maior parte do ouro extraído ilegalmente em Roraima é vendida formalmente para a Índia, por meio de um esquema criminoso que “esquenta” o ouro, com documentação falsa, e segue o caminho do minério legalmente extraído.

 

Xuxa
Xuxa em entrevista exclusiva para o CNN Séries Originais
Foto: Blad Meneghel

Supermodelos

Em outra estreia, o Séries Originais conta a histórias de sucesso, ilusões e os novos padrões de beleza das supermodelos. A equipe de reportagem foi até o Rio Grande do Sul, onde visitaram Santa Rosa, no interior do estado, cidade onde nasceu Xuxa Meneghel, um dos maiores nomes da moda da década de 1980, e hoje um dos grandes nomes da televisão brasileira. 

A produção entrou na casa onde Xuxa viveu até os 7 anos de idade e conheceu a jovem modelo Gabi Rock, que se inspira nos passos da "Rainha dos Baixinhos" para construir sua carreira. 

Em entrevista inédita para o apresentador Evaristo Costa, Xuxa deu detalhes das conquistas e perigos que viveu como modelo. “Eu corri atrás, eu queria trabalhar eu queria trabalhar pra dar grana pra minha família. Eu queria trabalhar pra ajudar a minha mãe, meu pai, pra dar presentes pros outros. era o meu intuito de criança, sabe? Era minha vontade de dar presente pra quem eu gosto” 

Xuxa também relembrou as dificuldades. “Eu passei por um momento que as pessoas não me aceitavam como brasileira, não me aceitavam como modelo, porque eu sempre fui rechonchuda, não me aceitavam como manequim, porque eu nunca fui tão alta.” 

A equipe também visitou a cidade de Horizontina, terra onde nasceu e foi descoberta Gisele Bündchen, considerada a maior modelo de todos os tempos, e conversou com Dilson Stein, o agente que reconheceu o talento da top model. Em Gramado, na Serra Gaúcha, o programa visitou Ieda Maria Vargas, a primeira Miss Universo brasileira, em 1963. 

Já em Santa Catarina, os modelos internacionais Carol Trentini e Marlon Teixeira nos contam suas trajetórias e porque escolheram o litoral catarinense para morar mesmo com uma agenda lotada para trabalhos nas grandes grifes no exterior. 

No Rio de Janeiro, duas ex-modelos de gerações diferentes contam suas experiências profissionais e pessoais. No Copacabana Palace, Luiza Brunet se emociona com lembranças. Em sua casa, Fernanda Tavares conta as realizações e ilusões proporcionadas com a carreira de top model. 

O Séries Originais também conta como o Ministério Público do Trabalho desarticulou a chamada "Gangue das Barbies", um esquema de falsos empresários que recrutavam jovens modelos para participar de projetos que nunca passaram de promessas e golpes.