Veja o que abre e o que fecha em São Paulo e no Rio de Janeiro no Carnaval

Maior parte dos serviços e comércios devem abrir em São Paulo; no Rio, onde ponto facultativo e feriado foram mantidos, há mudanças em horários de atendimento

Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo
12 de fevereiro de 2021 às 09:03
Sambódromo no Rio de Janeiro: incertezas sobre o Carnaval afetam escolas
Com desfiles suspensos, sambódromo no Rio ficará vazio no período do Carnaval
Foto: Jairo Nascimento/CNN

Com o cancelamento do ponto facultativo do feriado do Carnaval em todo o estado de São Paulo para evitar aglomerações em meio à pandemia da Covid-19, muitos setores, incluindo repartições públicas, funcionarão normalmente na segunda-feira (15), na terça-feira (16), e na quarta-feira de Cinzas (17).

Já no Rio de Janeiro a situação não é tão homogênea no período do Carnaval. Isso porque o governo estadual manteve no calendário o feriado na terça-feira, apesar do cancelamento da folia, e decretou ponto facultativo na segunda-feira em órgãos e entidades da administração pública.

Já a prefeitura fluminense decidiu que a cidade não terá ponto facultativo na segunda e na quarta-feira de Cinzas.

Confira o que abre e o que fecha neste período:

• Serviços públicos

Os serviços públicos em São Paulo funcionam normalmente durante todo o período de Carnaval. No Rio de Janeiro, eles estarão ativos na segunda e na quarta-feira.

Tanto a gestão de Bruno Covas (PSDB) quanto a de Eduardo Paes (DEM) disseram que o cancelamento do ponto facultativo tem como objetivo evitar aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados em meio à pandemia de Covid-19.

• Comércio

Em São Paulo, empresas privadas podem definir se funcionam ou não, respeitando o faseamento do do Plano São Paulo em que o município se encontra.  

No Rio, acordo entre a Fecomércio-RJ e o sindicato dos trabalhadores permite – mas não obriga – a abertura das lojas no período do carnaval.

• Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) manteve o calendário de feriados bancários e não haverá atendimento ao público nas agências na segunda e terça-feira de carnaval. 

Na quarta-feira de Cinzas, o início do atendimento será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento.

Contas com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17).

• Saúde

Em São Paulo, todos os serviços permanecem com funcionamento normal. A Fundação Pró-Sangue também terá atendimento normal para receber doadores na capital paulista e na região metropolitana.

No Rio, o atendimento também não sofrerá interrupções, mas há uma observação importante em relação a terça-feira (16): os centros municipais de saúde e as clínicas da família funcionarão exclusivamente para a vacinação contra a Covid-19. Neste dia, serão vacinadas pessoas de 83 anos ou mais e idosos a partir de 75 anos que estejam acamados.

• Detran

Com a suspensão do ponto facultativo, as unidades do Detran funcionarão normalmente na capital paulista – o mesmo é válido para o Poupatempo. Em outros municípios, o atendimento depende da classificação do Plano SP e de decretos municipais. 

Já no Rio, não haverá atendimento no Detran na segunda por causa do ponto facultativo e na terça-feira em razão do feriado estadual. O funcionamento dos postos será normalizado na quarta-feira (17).

• Transporte público

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo, os serviços de CPTM, EMTU e Metrô funcionarão normalmente nos três dias.

A SPTrans, responsável pelo transporte na capital, também informou que não haverá alteração na frota de ônibus no período do carnaval. Além disso, entre segunda e quarta-feira, o atendimento será normal, das 6h às 22h, em postos de atendimento localizados em terminais. 

Para as cidades na região metropolitana, porém, é preciso estar atento às decisões de cada prefeitura sobre a escala de operação dos ônibus municipais.

No Rio de Janeiro, a SuperVia, responsável pela operação dos trens metropolitanos, informou que na terça-feira (16) operará com grade horária de sábado. Já nos demais dias da semana a operação seguirá os horários e intervalos de dias úteis.

O MetrôRio informou que não terá operação especial de Carnaval. Entre os sábado (13) e a quarta-feira (17), as Linhas 1, 2 e 4 seguirão os horários regulares de funcionamento.

A CCR Barcas vai operar com grades de fins de semana e feriados no sábado (13), no domingo (14) e na terça-feira (16). Já na segunda-feira (15) e na quarta-feira (17) as travessias serão realizadas conforme as grades de horário de dias úteis.

As linhas 1, 2 e 3 do VLT Carioca terão funcionamento normal no período de Carnaval, com operação das 6h à meia-noite e intervalos que variarão de 10 a 20 minutos nos trechos.