Colapsos na saúde, prisão de deputado e mais da tarde de 17 de fevereiro

5 Fatos Tarde repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
17 de fevereiro de 2021 às 13:39

O colapso no sistema de saúde em Araraquara (SP), as reações à prisão do deputado Daniel Silveira e a situação da pandemia no Amazonas estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021.

Colapso em Araraquara (SP)

Araraquara, no interior de São Paulo, vive um colapso no sistema de saúde por causa da Covid-19. Segundo a prefeitura, 100% dos leitos destinados ao tratamento de pacientes com o coronavírus estão ocupados. Além da ocupação de leitos, a cidade enfrenta também um surto de contaminação pela variante do coronavírus descoberta em Manaus. Já são 12 casos, segundo a secretaria municipal de Saúde.

Prisão de Daniel Silveira

Depois da prisão em flagrante do deputado Daniel Silveira, integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) esperam que o presidente da Câmara, Arthur Lira, suba o tom contra o parlamentar e conduza uma reação enfática da Casa pela confirmação da detenção de Silveira. Ministros do Supremo ouvidos pela CNN disseram que, caso a Câmara defenda Silveira, estará aberto o caminho para "suicídio político" dos parlamentares. O deputado eleito pelo PSL do Rio de Janeiro foi preso pela Polícia Federal depois de fazer apologia ao AI-5 e defender o fechamento do STF.

Vacinação em massa em SP

A cidade de Serrana, no interior de São Paulo, começou hoje a vacinação em massa contra a Covid-19. A ação, chamada de "Projeto S", faz parte de um estudo inédito no mundo para entender como a imunização impacta na redução dos casos do novo coronavírus. Trinta mil habitantes devem ser vacinados. Todo o processo de imunização será feito com a Coronavac e deve durar dois meses.

Pandemia no AM

O estado do Amazonas ainda precisa transferir pacientes para outros estados por conta do colapso na saúde provocado pela Covid-19. É o que diz o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo. Em entrevista à CNN, ele destacou também que o estado precisa de mais vacinas para imunizar a população. Além do Amazonas, governadores dos outros estados se reúnem com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta tarde para discutir o cronograma de vacinas contra a Covid-19 para o país.

Toque de recolher na Bahia

O governo da Bahia decretou toque de recolher em regiões mais críticas do estado. Isso significa que serviços não essenciais deverão fechar as portas entre as 22h e 5h. O decreto foi publicado hoje, mas a medida começa a valer a partir de sexta-feira. Segundo o governador Rui Costa, esta é a única maneira de evitar um colapso na saúde pública de todo o estado.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br