Brasil no conselho de segurança, fotos de Marte e mais da noite de 11 de junho

5 Fatos Noite, apresentado por Carol Nogueira, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
11 de junho de 2021 às 19:53

Uma nova operação das Forças Armadas na Amazônia, o retorno do Brasil ao Conselho de Segurança da ONU e novas fotos de Marte são alguns dos destaques da noite desta sexta-feira, 11 de junho de 2021. 

Operação na Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro autorizou uma nova operação das Forças Armadas na Amazônia. O foco da nova iniciativa deve ser no chamado arco do desmatamento, cidades onde o número de queimadas costuma ser mais elevado O vice-presidente, Hamilton Mourão, disse que a ação deve durar dois meses e vai custar em torno de R$ 50 milhões.

De volta ao conselho de segurança

Depois de 10 anos, o Brasil vai voltar ao Conselho de Segurança da ONU. O país foi eleito para um mandato de dois anos a partir de 1º de janeiro de 2022. O conselho de segurança é o único órgão da ONU que pode tomar decisões juridicamente vinculativas, como impor sanções e autorizar o uso da força.

Gás mais caro

A Petrobras anunciou um aumento de 5,9% do gás de cozinha nas distribuidoras. O reajuste passará a valer a partir de segunda-feira (14). A Petrobras reforça que "os valores praticados nas refinarias são diferentes dos percebidos pelo consumidor final no varejo".

Anticorpos no leite

Um estudo da USP detectou a presença de anticorpos contra o novo coronavírus no leite de mães que foram vacinadas contra a Covid-19, mesmo após quatro meses da imunização. A pesquisa foi feita com mulheres imunizadas com a Coronavac.

Planeta vermelho

A China divulgou imagens inéditas de Marte tiradas pela sonda enviada ao planeta vermelho. Nas fotos, é possível ver um panorama de 360º da área do pouso, além da superfície do planeta. O robô tirou, também, uma selfie - onde mostra os painéis solares estendidos e uma pequena bandeira chinesa estampada. Esta é a primeira missão chinesa em Marte.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Publicado por Daniel Fernandes)