Dois depoimentos na CPI da Pandemia, conferência do G7 e mais de 11 de junho

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Da CNN, em São Paulo
11 de junho de 2021 às 06:56 | Atualizado 11 de junho de 2021 às 09:34

Os depoimentos na CPI da Pandemia e a conferência do G7 estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta sexta-feira, 10 de junho de 2021.

CPI da Pandemia

Pela primeira vez desde o início dos trabalhos, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia ouve hoje dois depoentes: o ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Claudio Maierovitch, e a pesquisadora Natalia Pasternak, da USP (Universidade de São Paulo).

Eduardo Pazuello

O advogado Zoser Hardman, que auxilia o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello na sua defesa na CPI da Pandemia, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança contra a quebra de sigilo telefônico e telemático aprovados pela comissão.

Vacinas

Documentos sigilosos entregues à CPI da Pandemia e obtidos pela CNN indicam que o governo federal desistiu de comprar mais de 40 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 ao negociar com o Covax Facility, o consórcio internacional sob supervisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi).

Certificado de vacinação

O Senado aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que cria um certificado nacional a ser portado por brasileiros que forem vacinados contra o novo coronavírus. O texto determina que o documento poderá ser usado pelos estados e o Distrito Federal para suspender ou abrandar medidas restritivas de locomoção, ou mesmo, permitir o acesso de pessoas a serviços e locais.

G7 

Começa hoje a conferência do G7, grupo formado pelos líderes do Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos. Na Baía de Carbis, na Cornualha, a quase 500 km de Londres, eles devem discutir ao longo de três dias questões como a vacinação, a recuperação da economia global após a pandemia, mudanças climáticas e como lidar com a China e a Rússia.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br