Quais benefícios, desafios e riscos dos tratamentos com cannabis medicinal

Da CNN, em São Paulo
18 de junho de 2021 às 04:30

A aprovação de um projeto de lei por uma comissão especial da Câmara dos Deputados no último dia 8 reacendeu o debate sobre o uso medicinal da cannabis no Brasil. Atualmente, a utilização da planta da maconha para esse fim já é permitida no Brasil, mas a maior parte dos medicamentos à base de cannabis precisa ser importada. A proposta do projeto em tramitação no Congresso é que o cultivo da planta para tratamentos médicos e fins industriais passe a ser autorizado no país para pessoas jurídicas -- ou seja, por empresas e organizações não governamentais regularizadas.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira fala sobre o uso medicinal da cannabis sob o olhar da ciência e por meio da história de Cassiano Gomes, fundador e diretor executivo da Abrace (Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança). Ele descobriu a possibilidade de tratamento com a planta em 2014, quando sua mãe sofria com fortes sintomas de uma doença pulmonar e buscou o óleo de cannabis como último recurso. Hoje, a associação fundada por ele é uma das únicas no país autorizadas para o cultivo e produção de produtos medicinais a partir da planta.

Também participa do episódio a médica Carolina Nocceti, coordenadora internacional da Academia Americana de Medicina Canabinoide. A pesquisadora explica quais princípios ativos da cannabis contribuem no tratamento de doenças e comenta os riscos e efeitos adversos da planta.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

CNN Mundo

Alma do Negócio

Entre Vozes

5 Fatos

Na Palma da Mari

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã
Foto: CNN Brasil