SP: Filas para inclusão de nome na lista da ‘xepa' duram cerca de 1 hora

De acordo com funcionários de uma UBS no centro, somente nesta sexta-feira (18), mais de quatro mil pessoas incluíram o nome na lista da “xepa”

Anne Barbosa Da CNN, em São Paulo
18 de junho de 2021 às 18:05 | Atualizado 18 de junho de 2021 às 18:43

Diversos postos de vacinação da cidade de São Paulo registraram longas filas de pessoas em busca da inclusão do nome na lista da "xepa" da vacina contra a Covid-19. Jovens e adultos procuraram as Unidades Básicas de Saúde logo nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (18) e as filas permaneciam grandes ainda no final da tarde. 

Na UBS Nossa Senhora do Brasil, na região central da cidade, a espera para colocar o nome na lista era de cerca de uma hora, tempo maior do que o da fila para tomar a vacina. De acordo com funcionários da unidade, somente nesta sexta-feira, mais de quatro mil pessoas incluíram o nome na lista da “xepa”.

 

A analista de marketing Monny Carvalho, de 28 anos, aguardou 50 minutos para conseguir deixar o nome e o telefone na lista. Para ela, toda tentativa de tomar a vacina é válida. “A ideia é aumentar as minhas chances, porque minha vez ainda está longe”, disse. 

Logo pela manhã, pessoas enfrentaram longas filas nas UBSs Santa Cecília e República, na região central. No início da tarde, também houve espera na UBS Humaitá. 

Já na Zona Leste da cidade, situação bem diferente. Nos postos de Itaquera e Cidade Líder, os paulistanos conseguiram deixar o nome na lista sem enfrentar filas. Os agentes foram orientados a solicitar um comprovante de residência no ato do cadastro. 

A grande procura acontece após a Prefeitura de São Paulo informar na noite desta quinta-feira (18) que adultos com mais de 18 anos, sem comorbidade, poderiam se inscreverem a partir desta sexta na lista da "xepa" nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

UBS Nossa Senhora do Brasil, na região central de São Paulo (18.jun2021)
Foto: Anne Barbosa/CNN