Confira o que abre e o que fecha no estado de São Paulo no feriado de 9 de julho

Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 afeta funcionamento de serviços no estado; veja a lista

Gregory Prudenciano, da CNN, em São Paulo
08 de julho de 2021 às 04:30
Ibirapuera
Parque do Ibirapuera estará aberto no feriado entre 6h e 18h
Foto: Ricardo Abreu

Na sexta-feira (9), São Paulo comemora o 89º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, quando o estado se opôs ao presidente Getúlio Vargas, que chegara ao poder na Revolução de 1930.

No estado de São Paulo, a data é comemorada com um feriado, que vai alterar o funcionamento de empresas e serviços públicos na sexta-feira. 

Nesta quarta-feira (7), o governo paulista anunciou a ampliação do horário de funcionamento das atividades econômicas em todo o estado e, com isso, o horário de bares, restaurantes, padarias, shoppings, salões de beleza, academias de ginástica, entre outras atividades do comércio, será ampliado até as 23h a partir de sexta-feira (9).

Veja o que abre e o que fecha em São Paulo no feriado:

Saúde

Os hospitais estaduais funcionarão normalmente na sexta-feira, mas os postos de doação de sangue da Fundação Pró-Sangue estarão fechados no dia 9, retomando o atendimento no sábado (10), das 8h às 17h. A exceção é o posto de doação de sangue do Hospital das Clínicas, na capital, que vai funcionar tanto no sábado quanto no feriado. 

As farmácias de alto custo, da rede Farmácias de Medicamentos Especializados, ficarão fechadas no feriado e retomam o expediente na segunda-feira (12), das 8h às 17h. As farmácias da rede Dose Certa também não funcionarão no feriado e só abrirão na segunda-feira. 

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) só funcionarão até quinta-feira (8), e retomam o atendimento na segunda-feira. As exceções são as AMEs de Araçatuba, Bauru, Ourinhos, Presidente Prudente, Promissão, São José do Rio Preto, Taboão da Serra e Tupã, que abrirão por meio período no sábado, entre 8h e 12h.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo estarão fechados no feriado, mas vão funcionar no sábado, mediante agendamento prévio.

Agências bancárias

As agências bancárias não estarão abertas na sexta-feira, mas a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que os terminais de autoatendimento estarão disponíveis para os clientes, assim como os canais de atendimento digitais e remotos, como aplicativos e sites na internet. 

Segundo a Febraban, contas com vencimento o dia 9 de julho poderão ser pagas no dia útil seguinte, que é a segunda-feira (12), sem cobrança de juros. 

Transporte na região metropolitana de São Paulo

De acordo com o governo, as sete linhas da CPTM vão operar com frota reduzida na sexta-feira, uma "oferta de trens semelhante a de um sábado". Os ônibus da EMTU seguirão a programação horária de um dia de domingo, com exceção das linhas que atendem a Baixada Santista, que seguirão a grade de sábado. 

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô também vão funcionar com oferta de trens equivalente aos domingos.

A linha 15-Prata será paralisada parcialmente na sexta-feira e no domingo (11), para realização de testes. Neste caso, os passageiros poderão usar os ônibus gratuitos do Paese entre as estações São Mateus e Vila Prudente.

Passageiros do metrô de São Paulo passam pelas catracas na estação Barra Funda
Foto: CNN (28.jul.2020)

O embarque com bicicletas em vagões do Metrô e da CPTM estará assegurado.

Rodízio

O rodízio noturno para veículos de passeio está mantido na capital para carros com placas com final 9 ou 0, entre às 23h de sexta-feira e às 5h de sábado. 

Ônibus na capital

Segundo a SPTrans, os ônibus da capital paulista vão circular na sexta-feira com frota equivalente a um dia de sábado.

Parques

Na cidade de São Paulo, os parques municipais estarão abertos na sexta-feira entre 6h e 18h.

AMA, UBS e UPA

As Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) também funcionarão normalmente, 24 horas por dia. 

As unidades integradas de AMAs e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão das 7h às 19h, e estarão vacinando contra a Covid-19, tanto para a primeira quanto para a segunda dose. 

A vacinação contra a gripe também acontecerá na sexta-feira nas UBSs da cidade, em salas separadas da imunização contra a Covid-19. 

A Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, que abre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, não atenderá no feriado de 9 de julho.  

Hospitais veterinários

Os hospitais veterinários da cidade de São Paulo estarão fechados na sexta-feira, e retomam o atendimento na segunda-feira.

Bibliotecas

Também ficarão fechadas na sexta-feira todas as bibliotecas municipais.