600 mil mortes por Covid-19, pobreza no Brasil e mais da manhã de 8 de outubro

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia
A marca de 600 mil mortes por causa da Covid-19 no Brasil e a pobreza no país são alguns dos destaques da manhã desta sexta-feira, 8 de outubro de 2021.
Covid-19

O Brasil atingiu, na noite desta quinta-feira (7), a marca de 600 mil mortes causadas pela Covid-19, segundo dados levantados pela agência CNN com as secretarias estaduais de Saúde. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios, cerca de 98% das cidades do país decidiram manter, por enquanto, a obrigatoriedade do uso de máscaras, e 64% pretendem prosseguir com a regra mesmo quando toda a população estiver vacinada contra a Covid-19.

Vacinação

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal formou maioria para que estados e municípios continuem decidindo sobre a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes maiores de 12 anos.

Marcelo Queiroga

O governo trabalha para evitar que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deponha presencialmente mais uma vez na CPI da Pandemia. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, articula nos bastidores para que Queiroga responda a questionamentos por ofício à CPI.

Inflação

Uma projeção feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido da CNN mostra que a inflação do país deve ter uma alta de 1,3% em setembro em relação a agosto. O IPCA será divulgado hoje e, caso a expectativa se concretize, será o maior valor para o mês desde o início do Plano Real, em 1994, quando ficou em 1,6%.

Pobreza

A FGV também divulgou um estudo que mostra que quase 28 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza no Brasil. Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, eram pouco mais de 23 milhões nessa situação.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Publicado por Daniel Fernandes)

Mais Recentes da CNN