Acidente aéreo em Barcelos: especialista cita condições meteorológicas adversas em análise
Queda de avião no interior do Amazonas deixou 14 pessoas mortas na tarde de sábado (16); autoridades investigam episódio
O especialista em segurança de voo Roberto Peterka afirmou, em entrevista à CNN neste domingo (17), que as condições meteorológicas em Barcelos, no interior do Amazonas, podem ter contribuído para a queda de uma aeronave que matou 14 pessoas no sábado (16).
“Todas as possibilidades estão em aberto, porém, a meteorologia, as condições que estavam imperando ali no aeroporto, indicam que ele pousou com vento forte de cauda, ao invés de pousar contra o vento. Daí, não teve pista suficiente para parar e ultrapassou seus limites, colidindo com o morro”, disse Peterka.
“Sem condições adversas, o pouso seria normal. Veja bem que dois aviões antes desistiram de pousar devido às condições meteorológicas”, acrescentou.
No entanto, o especialista indicou que somente as investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), será capaz de apontar com exatidão os fatores que causaram o acidente.
*Produzido por Duda Cambraia, da CNN, em São Paulo