Acidente em metrô pode interferir nos custos de logística da cidade, diz economista
À CNN, economista e especialista em mobilidade Vladimir Maciel disse que o setor de cargas será o mais afetado
Em entrevista à CNN nesta terça-feira (1º), o economista e especialista em mobilidade, Vladimir Maciel, falou sobre os impactos que o acidente ocorrido em uma obra do metrô em São Paulo, nesta terça, podem trazer para a cidade e para a população paulistana. O economista ressaltou que os custos de logísticas serão os mais afetados e que o acidente trará prejuízos para todos os moradores.
Um acidente em uma obra da Linha 6 – Laranja do metrô em São Paulo fez com que um pedaço da Marginal Tietê, uma das principais vias da capital, desmoronasse na manhã desta terça-feira (1º). Não houve o registro de vítimas.
De acordo com o entrevistado, considerando os valores de 2020 na região metropolitana de São Paulo, o custo por congestionamentos impacta, aproximadamente, em R$ 15,00 para cada residente.
“A gente interrompeu hoje a pista local e central da marginal, mas o trecho é super demandado para carga e pessoas; é muito conectado para outras rodovias e aeroporto, tem efeito generalizado para toda a cidade de São Paulo. Se a gente pegasse esses 15 reais por hora e calculasse, qual seria o efeito desse acidente, dessa interrupção? Entre 5 e 10 minutos diários de acréscimo no deslocamento de pessoas e mercadorias, enquanto perdurar essa interrupção”, explicou.
O economista destacou que a obra está sendo tocada em regime de parceria público privada, que os recursos do investimento são da empresa espanhola, porém, isso significa que quando a linha estiver pronta e operando ela vai custar mais caro por conta do acidente.
“Como esse custo inicial da obra vai ser acrescido com o acidente, isso significa que o governo do estado tera que aumentar o subsídio à operação dessa linha, ou seja, todo mundo que paga imposto em São Paulo terá que pagar mais por isso”, afirmou.
Vladimir Maciel afirmou que o setor de cargas e mercadorias será o mais afetado, e em segundo lugar o setor de serviços.
“Primeiro logística e toda parte de mercadoria e insumo, e depois setor de serviço que utiliza a marginal como via de deslocamento. As empresas que conseguem mudar o horário de funcionamento podem mudar os horários, não são todas que conseguem, aí não tem muito que fazer”, disse.
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Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto; veja imagens e relembre histórico da construção • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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À CNN, o engenheiro civil Luís Otávio Rosa disse que o processo de preencher o buraco com rochas e concreto serve para estabilizar a terra na região • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Esse processo permitirá, posteriormente, a retirada da água de esgoto que vazou no local para realização de inspeção de perícia • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo, após incidente em obra do Metrô é preenchida com concreto • Reprodução/CNN Brasil (2.fev.2022)
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Cratera na pista local da Marginal Tietê após desmoronamento em obra da Linha 6-Laranja do Metrô • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Desabamento em obra da Linha 6 - Laranja destruiu parte da pista local da Marginal Tietê na terça-feira (1º) • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, houve um rompimento de uma galeria de esgoto que causou inundação do túnel das obras do metrô • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Não houve vítimas do acidente; dois funcionários que tiveram contato com a água contaminada receberam atendimento • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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A concessionária Acciona, que constrói a linha 6-Laranja do metrô, disse que equipes e demais técnicos “estão no local para apurar os fatos” • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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João Doria, governador do estado, disse ter determinado "apuração imediata das causas e elaboração de plano da concessionária responsável pela obra, junto à prefeitura da capital, para normalização do tráfego da Marginal rapidamente" • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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Para o engenheiro civil Paulo Ferreira, a movimentação do solo causada pelas obras do metrô pode ter causado a instabilidade na galeria de esgoto • Reprodução/CNN Brasil (1.fev.2022)
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O acidente ocorreu na futura Estação Santa Marina. O desabamento causou transtorno no trânsito, o que resultou na interdição da Marginal Tietê; a pista expressa foi liberada posteriormente • ESTADÃO CONTEÚDO
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O então governador paulista Geraldo Alckmin durante início das obras de escavação do VSE Tietê (poço de ventilação) da Linha 6-Laranja do Metrô, em 13 de abril de 2015. • Edson Lopes Jr/A2AD
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A Linha 6-Laranja do Metrô pretende ligar a região noroeste da cidade de São Paulo (Brasilândia) ao centro (São Joaquim). • Edson Lopes Jr/A2AD
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Obras da Linha-6 Laranja do Metrô, em São Paulo, em agosto de 2021.
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No dia 16 de dezembro de 2021, o governo de São paulo iniciou a operação da primeira tuneladora que fará a escavação do túnel da Linha 6-Laranja – o chamado "tatuzão". • Governo do Estado de SP
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O governador João Doria acompanhou a inauguração do "tatuzão". "“As obras estão dentro do prazo estimado e o tatuzão acelera muito esse processo", disse Doria na época.
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